Menu
Política & Poder

Começa o julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

Essa é a primeira das três sessões previstas para acontecer sobre o caso, sendo as outras na próxima semana, dias 27 e 29

Camila Bairros

22/06/2023 9h00

Foto: Agência Brasil

A partir das 10h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início ao julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. É possível acompanhar a sessão e os votos do juízes a partir da transmissão ao vivo:

Essa é a primeira das três sessões previstas para acontecer sobre o caso, sendo as outras na próxima semana, dias 27 e 29. A ação foi proposta pelo PDT, que alega que Bolsonaro e Braga Netto, que concorreu para vice-presidente, cometeram abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante reunião do então presidente com embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em julho do ano passado.

“É inegável que o Senhor Jair Messias Bolsonaro aproveitou-se do evento para difundir a gravação do discurso com finalidade eleitoral, indissociável ao pleito de 2022. Isso porque o ataque à Justiça Eleitoral e ao sistema eletrônico de votação faz parte da sua estratégia de campanha eleitoral”, diz o pedido inicial da ação.

De acordo com o documento movido pelo PDT, Bolsonaro cometeu duas condutas que levam à inelegibilidade, que é o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação social.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado