Menu
Política & Poder

Comandantes das Forças Armadas devem ter destino definido nesta terça (30)

Há a expectativa de que o chefe do Exército, Edson Leal Pujol, deixe o cargo

Redação Jornal de Brasília

30/03/2021 7h27

O novo ministro da Defesa, general Braga Netto, se reúne com comandantes das Forças Armadas na manhã desta terça-feira (30). O encontro deve definir o futuro dos chefes de Marinha, Exército e Aeronáutica.

A expectativa é de que o comandante Edson Pujol (Exército) deixe o cargo. Esta seria a vontade do presidente Jair Bolsonaro. A situação de Antonio Carlos Moretti (Aeronáutica) e Ilques Barbosa Júnior (Marinha) ainda é indefinida.

Se Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica) saírem juntos, isso terá sido inédito. Os dois últimos podem ficar, caso Braga Netto os convença a evitar mais turbulência.

Braga Netto foi o nome escolhido por Bolsonaro na reforma ministerial ocorrida na segunda (29). O general substitui Fernando Azevedo na pasta. O presidente avaliou que não havia um estreitamento correto entre as Forças Armadas e o Palácio do Planalto.

Há um entrave no que diz respeito ao alinhamento político das Forças com Bolsonaro. O presidente sente falta de uma proximidade do Exército, por exemplo. A corporação, por sua vez, é receosa ao ter de apoiar falas como o estabelecimento de um estado de sítio

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado