Menu
Política & Poder

Com cadeirada, Datena ganha mais seguidores que Boulos e Nunes em toda a campanha

Com a agressão, o tucano ganhou 111 mil contas

Redação Jornal de Brasília

02/10/2024 7h29

datena marçal

Foto: Reprodução

GUSTAVO ZEITEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), os dois candidatos à Prefeitura de São Paulo com os maiores tempos de televisão, foram os que menos cresceram nas redes sociais durante o primeiro turno. Nunes teve um aumento de 3,7% de seguidores, enquanto Boulos cresceu apenas 1,2%.

Para se ter ideia, só com a cadeirada desferida em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura, há duas semanas, José Luiz Datena (PSDB) conquistou mais seguidores do que Boulos e Nunes em toda corrida eleitoral. Com a agressão, o tucano ganhou 111 mil contas.

O baixo crescimento do candidato do PSOL contrasta com a sua popularidade adquirida na internet ao longo da vida política. Antes das eleições, ele já acumulava 6,4 milhões de seguidores, a segunda maior base, só perdendo para a do influenciador Pablo Marçal (PRTB), vinculado a 17 milhões de contas. Nunes, por seu turno, vivia realidade bem distinta: era sumido na internet, com uma base de 1 milhão de contas.

De 16 de agosto até 25 de setembro, Boulos teve um aumento de apenas 78 mil seguidores, chegando a marca de 6,5 milhões de contas nas redes. Já Nunes, com mais 42 mil pessoas em seus canais de comunicação, atingiu quase 1 milhão e 200 mil seguidores. “Parece que a campanha do Boulos é fraca”, diz André Eler, diretor da Bites, empresa de análise de dados, que fez o levantamento a pedido da Folha.

“A estratégia para suavizar a imagem dele não deu certo. Ele perdeu o frescor de um candidato jovem, ainda que seja muito popular entre os jovens.”

Para fazer a comparação, a Bites entende como base a soma dos seguidores de cada candidato nas mídias Instagram, Facebook, X (ex-Twitter), TikTok e YouTube. “Nunes não tem uma estratégia para as redes, faltou uma tática para casar a televisão com a internet”, diz Eler.

Marçal e Tabata Amaral (PSB) foram os candidatos que mais cresceram, aumentando 4,8% das bases. No que se refere ao candidato do PRTB, o levamento da Bites ressalta os novos 5,7 milhões de seguidores de sua segunda conta no Instagram —a primeira foi derrubada por ordem da Justiça Eleitoral em agosto. Datena, por fim, cresceu 3,9% da base.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado