Menu
Política & Poder

Candidato do Republicanos em Guarulhos diz estar certo do apoio de Bolsonaro

Em junho, Carlos Bolsonaro criticou um vídeo em que o pai aparecia em um evento com o republicano

Redação Jornal de Brasília

23/08/2024 20h38

Jorge Wilson

Alesp/Divulgação

BRUNO XAVIER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O candidato do Republicanos à Prefeitura de Guarulhos, Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor, afirmou ter certeza do apoio de Jair Bolsonaro (PL) ao seu nome na disputa. O partido do ex-presidente tem Lucas Sanches (PL) como candidato na cidade.

“Eu tenho o apoio do Bolsonaro. Por que ele não foi na convenção do PL? Por que o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo] também esteve em nossa convenção? Eles apoiam o Xerife”, durante a sabatina Folha/UOL, nesta sexta-feira (23).

O ex-presidente esteve no lançamento da candidatura do Republicanos em Guarulhos no início do mês.
Enquanto tenta colar sua imagem a do ex-presidente, Wilson recebe críticas de setores bolsonaristas. Eles divulgam que o deputado estadual tem ligação com o PT.

Em junho, Carlos Bolsonaro criticou um vídeo em que o pai aparecia em um evento com o republicano.

“Principalmente ridículos são quem leva esses sujeitos para perto do Presidente”, escreveu o filho do ex-presidente.

Wilson afirmou que Carlos não se referia a ele no comentário “e sim ao movimento de fake news que tenta induzir a população ao erro”. O deputado criticou gestão petista em Guarulhos e elogiou o atual prefeito Guti (PSD).

“Foi a pessoa que conseguiu tirar o PT do governo. Um desgoverno de 16 anos do PT, da esquerda, que foi um retrocesso”, afirmou.

A corrida pelos votos bolsonaristas marca a disputa entre os dois candidatos. Também em sabatina Folha/UOL, na quinta (22), Sanches (PL) disse que Wilson (Republicanos) não era um “adversário de direita”.

“Ele é cria do PT. O próprio ex-prefeito Sebastião Almeida [PT] disse que o Xerife nasceu do governo dele. A única direita que tem em Guarulhos é a do PL”, afirmou Sanches.

Enquanto isso, Wilson diz ser o único candidato capaz de derrotar o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que governou a cidade quando estava no PT. Apesar das críticas, o candidato do Republicanos afirma estar aberto ao diálogo com o presidente Lula (PT). “Quero ser um prefeito de portas abertas. Vou governar independentemente de partido. Vou buscar recursos em Brasília”.

Ele ressaltou a ligação que tem com o Tarcísio de Freitas (Republicanos), de quando foi líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo. “O governador disse que o palácio está de portas abertas para discutir políticas públicas”.

O deputado indicou que a proximidade com o governo estadual facilitaria a chegada do metrô e a expansão da linha da CPTM na cidade. Apesar disso, não entrou em detalhes sobre propostas para a mobilidade urbana.

“Como prefeito de uma cidade, não preciso saber de detalhes técnicos, eu preciso ter os técnicos ao meu lado”, defendeu.

Sobre as duas cracolândias existentes em Guarulhos, Wilson defende ser necessário ouvir os moradores de rua e dependentes químicos. “Precisamos conversar, fazer com que eles voltem a ter vontade de viver. Os dependentes químicos precisam de atendimento, cuidado”.

Na segurança, defendeu investimentos em monitoramento e na GCM (Guarda Civil Municipal). “Vou criar a cidade inteligente. Quero uma GCM cuidando do cidadão, gerando segurança, integrada com as forças de segurança. Para isso estou conversando com o [Guilherme] Derrite e com o governador”.

Wilson é formado em ciências jurídicas e sociais e especialista em direito do consumidor, ele também é jornalista e apresentador, tendo participado de programas na TV Record. É deputado estadual e está no terceiro mandato.

A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, com participação dos jornalistas Saulo Pereira Guimarães, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, repórter de Política da Folha de S.Paulo.

Outros dois postulantes foram convidados. Na segunda-feira (19) foi a vez de Elói Pietá (Solidariedade). O vereador Lucas Sanches (PL) também participou, na quinta-feira (22).

O ciclo de sabatinas promovido por Folha de S.Paulo e UOL foi iniciado em 10 de junho com entrevistas com pré-candidatos em Belo Horizonte e está sendo feito também em outras 17 cidades.

Além disso, Folha de S.Paulo e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado