Menu
Política & Poder

Candidato bolsonarista de Cuiabá esgota tempo e impede debate com petista

Abilio Brunini usa de uma vez blocos do banco de tempo para não ser interpelado por Lúdio Cabral (PT), que chama adversário de covarde

Redação Jornal de Brasília

26/10/2024 12h45

17282486366702fb3c04d8f 1728248636 3x2 lg

Abilio Brunini (à esq.) e Lúdio Cabral – abiliobrunini e ludiocabral/no Instagram

ÍTALO LEITE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O deputado federal Abilio Brunini (PL), candidato à Prefeitura de Cuiabá (MG), inviabilizou um embate com o seu adversário, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), no debate realizado nesta sexta-feira (25) pela TVCA, afilada da TV Globo.

O bolsonarista usou por duas vezes o tempo concedido para falar ininterruptamente, sem dar oportunidade ao concorrente de fazer perguntas.

A estratégia adotada por Brunini foi iniciada no terceiro bloco, após ele ser interpelado no início do programa. O candidato do PL iniciou a discussão falando sobre sua proposta de criar um posto de atendimento para pessoas com autismo.

Ao ser questionado por Lúdio sobre o número de pacientes que esperam por diagnóstico de autismo na capital, o bolsonarista usou o resto do seu tempo, cerca de nove minutos, para falar sobre suas propostas, não respondendo o petista e evitando outras perguntas do concorrente.

“Como você não respondeu sobre minha proposta, não vou entrar mais nessas brigas com você”, disse Brunini, iniciando sua fala até encerrar o tempo, pedindo votos no final. “Boa sorte com seu tempo aí”, finalizou.

Lúdio acusou o adversário de se esquivar do debate. “Ele é despreparado, só sabe criar confusão. E fugiu. Nós estamos aqui para debater um com o outro, para eu fazer perguntas a ele, ele fazer perguntas a mim, e ele agora desrespeitou a você que está assistindo ao debate”.

Brunini continuou com a mesma estratégia no último bloco, ao ser questionado sobre geração de emprego.

“O candidato mais uma vez fugiu do debate. Ele na verdade é covarde. Nós teríamos que debater as nossas propostas, mas ele foge, ele adotou essa estratégia de usar o tempo todo dele e fugir do debate”, afirmou Lúdio.

O debate foi encerrado com as considerações finais dos candidatos, que voltaram a trocar acusações.

DISPUTA ACIRRADA

A disputa promete ser acirrada neste domingo (27). Conforme pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (16), os dois candidatos aparecem com empate técnico -Brunini tem 44% das intenções de voto, e Lúdio, 41%. A margem de erro é de três pontos.

Durante a campanha, o petista adotou uma estratégia de tentar afastar a polarização nacional da campanha. Brunini é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 61,5% dos votos em Cuiabá na eleição de 2022.

O petista fez malabarismo para manter os votos do seu eleitorado tradicional do campo da esquerda, mas também avançou para os eleitores bolsonaristas, afirmando sempre que governaria para todos e que os buracos da cidade e a falta de médico não escolhem identidade ideológica.

Inicialmente, Brunini buscou mudar sua postura, evitando o estilo provocativo que marcou sua atuação tanto na Câmara Municipal como em Brasília. Porém, nos últimos dez dias, decidiu voltar ao tom original.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado