
Jorge Eduardo Antunes
jorge.antunes@grupojbr.com
Candidato pelo Podemos à Presidência da República, o senador Álvaro Dias é o primeiro presidenciável a ter sua plataforma política analisada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Jornal de Brasília. Consolidada em um documento chamado Plano de 19 Metas, ela visa “refundar as bases da República”, atendendo as principais demandas da sociedade, retomando o crescimento acelerado e sustentável e reformando a política e a ordem democrática.
A análise da parceria CFA-Jornal de Brasília contempla 13 áreas do plano de governo apresentado pelo candidato (Saúde; Educação; Privatizações; Programas Sociais; Previdência Social; Reforma Trabalhista; Segurança Pública; Teto dos Gastos Públicos; Política Econômica; Geração de Empregos; Meio Ambiente; Gestão; Combate à Corrupção). A equipe do CFA, com base nos seus quatro eixos estratégicos para a modernização do Estado brasileiro (Profissionalização, Eficiência, Efetividade e Transparência) e usando o seu ABCDE da Gestão Pública, fez o resumo que pode ser conferido no quadro ao lado.
Quem é Álvaro Dias
Vereador por Londrina, deputado estadual, deputado federal, senador e governador pelo Paraná, Álvaro Dias está na vida política há 50 anos. Paulista de Quatá, ele tem 73 anos e passou por partidos como MDB/PMDB, PST, PP, PSDB, PDT e PV, até chegar ao Podemos.
Pela terceira vez, tenta chegar mais perto do poder central – disputou, e perdeu, a indicação pelo PMDB às eleições de 1989 e quase foi vice de José Serra, pelo PSDB, em 2010.
Governador do Paraná entre 1987 e 1991, Dias promoveu uma reforma administrativa, demitindo funcionários fantasmas, cancelando gratificações irregulares, invalidando aposentadorias e nomeações feitas por governos anteriores para o Tribunal de Contas do estado. Também anulou, por suspeitas de irregularidade, uma concorrência de US$ 263 milhões para a construção da usina de Segredo, em Quinhão (PR). A obra acabou custando US$ 170 milhões.
Na área educacional, criou duas universidades estaduais públicas, no Oeste e Centro-Oeste do Paraná.
Chegou a 90% de aprovação, segundo o Ibope, e entregou o poder estadual com superávit.
Terá, este ano, como candidato a vice, o economista Paulo Rabello de Castro.
