Menu
Política & Poder

Câmara aprova suspensão de exigência do Ibama para liberação de embargos rurais

Projeto suspende norma que exige CAR aprovado para produtores regularizarem áreas embargadas por infrações ambientais.

Redação Jornal de Brasília

27/01/2026 17h41

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 140/25, que suspende os efeitos da Instrução Normativa 8/24 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A norma questionada, editada em março de 2024, estabelece que proprietários rurais precisam ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) aprovado pelo órgão estadual competente para solicitar a liberação de áreas embargadas devido a infrações ambientais. Essa exigência tem sido criticada por criar barreiras burocráticas, impedindo a regularização rápida das propriedades mesmo após o pagamento de multas ou a correção de danos.

No parecer favorável à proposta, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) argumenta que a instrução normativa do Ibama ultrapassa os limites da legislação federal e transforma o embargo, que deveria ser uma medida cautelar para proteger o meio ambiente, em uma sanção perpétua devido às demoras na análise do CAR pelos estados. O projeto é de autoria do deputado Nelson Barbudo (PL-MT).

Agora, o texto segue para análise nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado nessas instâncias, será submetido ao Plenário da Câmara e, em seguida, ao Senado para se tornar lei.

Com informações da Agência Câmara

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado