Menu
Política & Poder

Bolsonaro, sobre spray: “Primeiras informações são as melhores possíveis”

Presidente vai enviar delegação a Israel no sábado. “Vamos ver se a gente consegue assinar um acordo e começar a aplicar a terceira fase no Brasil”

Willian Matos

04/03/2021 10h10

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta quinta-feira (4) que, no sábado (6), uma delegação brasileira deve ir a Israel para tratar sobre o spray nasal produzido pelo país que promete combater a covid-19. “Quase tudo certo”, disse Bolsonaro, em frente ao Palácio da Alvorada.

“As primeiras informações são as melhores possíveis. Vamos ver se a gente consegue assinar um acordo e começar a aplicar a terceira fase no Brasil”, disse o presidente. Bolsonaro falou ainda que o spray será voltado às pessoas infectadas pela covid-19 em estado grave, e não para quem não contraiu a doença.

“É para quem está em estado grave. Então, dificilmente alguém vai se opor a esse tratamento”, declarou Bolsonaro.

O presidente também fez críticas à imprensa. “Se eu falar que é contra, que não presta, daí o pessoal vai atrás, a imprensa vai atrás”. “Cancelei desde o ano passado todas as assinaturas de jornais e revistas. O ministro que quiser ler jornais e revistas vai ter que comprar.”

Spray

O spray nasal ao qual Bolsonaro se refere é o aerossol EXO-CD24. O produto, desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel, ainda está na segunda fase de testes (devem ser três fases, e Bolsonaro quer realizar a terceira também no Brasil). O presidente tem mantido contrato com o primeiro-ministro de Israel, bem como o embaixador do país no Brasil

Na primeira fase do estudo, cientistas israelenses apontaram que 29 de 30 pacientes infectados se recuperaram de sintomas “moderados e graves” em até cinco dias.

Na lista dos ensaios clínicos autorizados pela Anvisa ainda não consta o spray EXO-CD24. Na fase 3 de testes clínicos, o medicamento é administrado a uma grande quantidade de pessoas, normalmente milhares, para que seja demonstrada a sua eficácia e segurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado