Menu
Política & Poder

Bolsonaro sobe um ponto e Haddad, dois, segundo nova pesquisa do Ibope

Arquivo Geral

03/10/2018 20h02

REUTERS/Adriano Machado/Rodolfo Buhrer/File Photos

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) cresceu um ponto na nova rodada de pesquisas do Ibope, divulgada há pouco pelo site G1. Ele tem nove pontos de vantagem sobre Fernando Haddad (PT), que marcou 23%, subindo pois pontos em relação ao levantamento divulgado na segunda-feira (1°). A pesquisa foi contratada pela  TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. Foram ouvidos 3.010 eleitores, entre segunda-feira (1°) e terça-feira (2). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na sequência vêm Ciro Gomes (PDT), com 10%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%; Marina Silva (Rede), com 4%; João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB), com 2%; Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%. Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 11% e os entrevistados que não sabem ou não responderam,  6%.

A pesquisa também calculou os votos válidos. Neste caso, Bolsonaro  lidera com 38%, seguido por Haddad, com 28%. Ciro Gomes tem 12%; Alckmin, 8%; Marina, 4%; Amoêdo, 3%; Meirelles, Alvaro Dias e Daciolo, 2%; e Guilherme Boulos, 1%. Vera Lúcia, Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Haddad marcou 43%, contra 41% de Bolsonaro. Os dois estão tecnicamente empatados, pela margem de erro. Neste caso, brancos e nulos somam 12% e 3% disseram não saber em quem votar. No levantamento anterior, os dois tinham 42%, também empatados.  Já Ciro Gomes venceria Bolsonaro com folga: 46% a 39%, com 13% votando branco ou nulo – outros 3% disseram não saber em quem votar. Em relação à pesquisa anterior, Ciro cresceu um ponto.

No confronto com Alckmin, a situação também é de empate técnico, com vantagem de 41% a 40% para o ex-governador de São Paulo. Neste caso, Bolsonaro cresceu um ponto, e Geraldo Alckmin perdeu um. Os votos em branco e nulos somam 16% e 3% disseram não saber. Com Marina Silva, Bolsonaro vence por 43% a 39% Marina, com 16% de votos brancos e nulos e 2% dizendo não saber. Ela cresceu um ponto em relação à última pesquisa.

Rejeição

A pesquisa de rejeição apontou Bolsonaro com 42%, seguido por Haddad, com 37%. Em seguida vêm Marina (23%), Alckmin (17%), Ciro (16%),  Meirelles (10%), Cabo Daciolo (9%), Eymael (8%), Boulos (8%), Vera (8%), Alvaro Dias (8%), Amoêdo (7%) e João Goulart Filho (6%). Eleitores que poderiam votar em todos são 3% e aqueles que não sabe ou não responderam, 7%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o Ibope.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado