O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes atravessaram a praça dos Três Poderes rumo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Lá, o presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli, espera pelos dois.
Bolsonaro e Guedes estavam acompanhados de empresários. Com a economia brasileira sendo o tema central, a visita tem a finalidade de sensibilizar a Toffoli para uma flexibilização branda da indústria.
Agora, o presidente está transmitindo a reunião ao vivo. Assista:
Congelamento de salários
Guedes voltou a defender o congelamento de salários de funcionários públicos do país. Para o economista, não aumentar o provento da categoria pode significar mais dinheiro para estados e municípios.
“A contribuição do funcionalismo que nos pedimos é simplesmente não pedir aumento por 1,5 ano. Se não houver aumento esse ano e ano que vem são mais R$ 130 bilhões [para estados e municípios]”, afirmou o ministro.
“Eles [servidores] têm estabilidade num momento em que milhares de pessoas estão perdendo seus empregos.”
Novos decretos
Bolsonaro afirma que, nas próximas horas, “com certeza” assinará novos decretos para flexibilizar a reabertura de alguns setores. Como exemplo, o presidente citou a construção civil. “Devemos todos nós tomar decisões, sejam criticadas ou não”, declarou.