Política & Poder

Bolsonaro diz à OCDE que Brasil está preparado para iniciar processo de ingresso

Na terça-feira, o organismo multilateral abriu as negociações a seis candidatos que já tinham pleiteado fazer parte do grupo nos últimos anos

Em uma carta de três páginas escrita em inglês, o presidente da República, Jair Bolsonaro, agradeceu o convite da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de iniciar o processo para o Brasil ser membro da instituição em Paris. No documento obtido pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), ele disse que o País está alinhado com as práticas da entidade, deu grande ênfase às questões ambientais e a valores básicos, como liberdade individual e democracia.

“Sem qualquer hesitação, posso assegurar ao senhor que o Brasil está pronto para iniciar o processo de acessão à OCDE, requisitado em abril de 2017”, escreveu no documento endereçado ao secretário-geral da Organização, Mathias Cormann.

Na terça-feira, o organismo multilateral abriu as negociações a seis candidatos que já tinham pleiteado fazer parte do grupo nos últimos anos: os sul-americanos Brasil, Argentina e Peru e os europeus Croácia, Bulgária e Romênia.

Para serem aprovados pelo grupo – é preciso que haja consenso -, os países precisam, entre outros pontos, aderir a 251 instrumentos normativos da instituição.

Bolsonaro também confirmou que há o desejo da parte do governo de trabalhar com os membros do grupo no processo de convergência dos padrões e práticas da OCDE, afirmando que quer aderir aos valores, princípios e prioridades da entidade. “O Brasil tem uma história de respeito aos valores básicos, como a preservação da liberdade individual, os valores da democracia, da lei e da defesa dos direitos humanos”, citou, acrescentando que, nos últimos anos, as instituições domésticas têm sido solidificadas nessa direção.

Segundo Bolsonaro, não há dúvidas de que o Brasil apoia o crescimento sustentável e a proteção ambiental, embora enfrente críticas de parte dos países da própria OCDE pelo combate ao desmatamento e queimadas.

O presidente ainda afirmou que os programas de investimento do País contam com uma das maiores carteiras de projetos sustentáveis na área de infraestrutura e que revelam a importância que o Brasil dá a investimentos de qualidade de uma “maneira transparente, responsável e inclusiva”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na área ambiental, especificamente, temos constantemente mostrado nosso compromisso com as metas do Acordo de Paris”, afirmou Bolsonaro, mencionando também que o Brasil acompanhou outras nações na meta de zerar emissões líquidas de gases poluentes até 2050 na COP-26.

A carta lembrou que o País foi parceiro da OCDE em relação a temas da área digital e que já aderiu a 103 dos 251 instrumentos necessários para fazer parte da organização.

Na última página, o presidente também comentou sobre a participação do Brasil em outras organizações multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Estadão conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matéria publicada em 26 de janeiro de 2022 14:02

Redação Jornal de Brasília

Notícias Recentes

Guerra da Ucrânia e inflação nublam otimismo do verão pós-Covid na Europa

Apesar disso e da ausência dos chineses, especialistas preveem que a temporada de verão na Europa vá recuperar

28 de maio de 2022

PF faz perícia na ‘câmara de gás’ do camburão da PRF onde morreu Genivaldo

No caso da PF, Matias determinou que, tão logo a corporação informe o número do inquérito aberto sobre a morte…

28 de maio de 2022

Paulo Roque e Reguffe se reúnem com os pré-candidatos do Novo e consolidam pacto

Paulo Roque enalteceu a postura de Reguffe e sua seriedade no cumprimento do mandato de Senador

28 de maio de 2022

Grande Recife já soma 33 mortes provocadas pelas fortes chuvas

A Defesa Civil recebeu 198 chamados de moradores, com pedidos de vistorias e de colocação de lona plástica para proteger

28 de maio de 2022

Empresário chinês se encontra com Doria no Bandeirantes e fecha patrocínio com o Lide

O Grupo Lide, por sua vez, destacou que seus eventos acontecem com o apoio de empresas parceiras que adquirem cotas

28 de maio de 2022

Luciano Hang abre mais de um processo por semana contra críticos

Em nota, Hang diz ser seu direito acionar judicialmente "quem publica ou divulga fake news ao meu respeito ou sobre…

28 de maio de 2022

This website uses cookies.