São Paulo, 01 – A deputada federal Carol De Toni (PL) lidera a corrida pelo Senado em Santa Catarina, com 30,7% no consolidado dos dois votos a senador, segundo pesquisa Atlas/Intel divulgada nesta quarta-feira, 1. Esperidião Amin (PP), com 20,1%, e Carlos Bolsonaro (PL), com 18,3%, estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Décio Lima (PT), que tem 13,4%, também está empatado com Carlos. Afrânio Boppré (PSOL) soma 9,7%. Brancos e nulos são 5% e os que ão souberam são 2,8%
Um desafio para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é que sua candidatura está majoritariamente rejeitada pelo eleitorado catarinense. Metade dos entrevistados, 50%, considera a possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina um oportunismo político contrário aos interesses do Estado. Outros 25,6% avaliam como a melhor alternativa para o Estado, e 20,6% como uma estratégia legítima, mas questionável. A pergunta foi feita no contexto de uma candidatura apoiada por Jair Bolsonaro.
A rejeição a Carlos Bolsonaro entre os catarinenses é de 43,6%, a quarta maior do levantamento, atrás apenas de Lula (PT) (65,1%), Décio Lima (52,3%) e Eduardo Leite (PSD) (43,8%). Carol De Toni, por sua vez, tem a melhor imagem entre todos os políticos testados na pesquisa, com saldo positivo de 37 pontos percentuais: 63% de imagem positiva contra 26% de negativa.
Jorginho Mello lidera pela reeleição
Na disputa pelo governo do Estado, Jorginho Mello (PL) aparece com larga vantagem. No cenário com cinco candidatos, o governador registra 49,4% das intenções de voto, contra 21,4% de João Rodrigues (PSD) e 13,8% de Gelson Merisio (PSB). Marcelo Brigadeiro (Missão) tem 5,7% e Marcos Vieira (PSDB), 1,6%. Brancos e nulos são 5% e os que não souberam são 3%.
Em um segundo cenário, com a inclusão de Décio Lima (PT) no lugar de Gelson Merisio, Jorginho mantém 49,9%, João Rodrigues cai a 20,9% e Lima aparece com 19,6%. Neste caso, são 1,1% os que dizem votar branco e nulo e 1,5% os que não souberam responder.
Em um eventual segundo turno, Mello vence todos os adversários testados. Contra João Rodrigues, o governador marca 53,1% a 30,3%. Contra Merisio, 60,7% a 22,8%. Contra Décio Lima, 59,1% a 26,8%.
Jorginho Mello tem 59% de aprovação entre os catarinenses. Na avaliação de desempenho, 51% classificam seu governo como ótimo ou bom. Outros 53,8% acreditam que ele merece ser reeleito, contra 41,1% que discordam. O Estado é considerado no bom caminho por 64% dos eleitores, ante 29% que o avaliam no mau caminho. Já o Brasil é considerado no mau caminho por 72%.
Flávio Bolsonaro lidera corrida presidencial
Em cenário hipotético testado pela pesquisa, Flávio Bolsonaro (PL) lidera a disputa presidencial em Santa Catarina com 53,4% no primeiro turno, contra 28,4% de Lula (PT). Em um eventual segundo turno, Flávio Bolsonaro venceria Lula por 59,4% a 31,1%. Jair Bolsonaro, inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, teria 60,6% contra 30,9% de Lula no Estado, segundo cenário hipotético também testado pelo levantamento.
Lula tem aprovação de apenas 24% em Santa Catarina, com desaprovação de 71%.
A pesquisa Atlas/Intel ouviu 1.280 eleitores de Santa Catarina entre 25 e 30 de março de 2026, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado sob os números SC-05257/2026 e BR-01666/2026.
Estadão Conteúdo