Menu
Política & Poder

Associação diz que faltam pesquisadores científicos na gestão Tarcísio

Governo de São Paulo admite que não realiza concurso público desde 2005, mas planeja edital neste ano

Redação Jornal de Brasília

16/02/2026 17h42

Foto: EVARISTO SA / AFP

Foto: EVARISTO SA / AFP

Carlos Petrocilo
Folhapress


Levantamento da Associação dos Pesquisadores Científicos (APqC) afirma que a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, tem 123 pesquisadores em ação e outras 158 vagas não preenchidas. Os dados foram compilados a partir do Diário Oficial.

A gestão Tarcísio rebate o levantamento e diz que a pasta reúne 144 pesquisadores, com 166 cargos vagos.

Para Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC e pesquisadora do Instituto Florestal, o cenário é preocupante, principalmente com os níveis dos reservatórios de água menores em comparação com a crise hídrica de 2014.

Os servidores atuam em laboratórios de botânica e geologia, onde são realizadas pesquisas sobre clima, disponibilidade de água e produção de mapas de risco para enfrentamento às enchentes e aos deslizamentos de encostas.

O último concurso para pesquisadores, diz o governo, foi realizado há mais de 20 anos, em 2005.

“O descaso tem se agravado ao longo dos anos, fragilizando a pesquisa e expondo a sociedade a um apagão científico em plena emergência climática, incluindo a escassez hídrica provocada por períodos prolongados de estiagem e por mudança no regime de chuvas”, afirma Lutgens.

A gestão Tarcísio diz que reestruturou, em outubro de 2025, a carreira de pesquisador para torná-la mais atrativa e estuda a possibilidade de novos concursos.

“O objetivo é preencher 98 vagas em áreas prioritárias (biodiversidade, recursos hídricos, mudanças climáticas), com previsão de publicação do edital ainda em 2026”, afirma a pasta.

O governo também afirma que, além dos servidores, tem parcerias com instituições de outros estados e as universidades USP e UFSCar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado