Após o encerramento da votação no próximo domingo (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizará um tour virtual por meio do aplicativo Google Earth, no qual o eleitor com acesso à internet poderá acompanhar a apuração, em tempo real, para os cargos de presidente da República, governador e senador.
O Núcleo de Estatística da Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal construiu um arquivo que poderá ser aberto através do aplicativo e que irá demonstrar a apuração nos estados e no Distrito Federal. As localidades serão percorridas automaticamente em intervalos programados, demonstrando novamente a apuração para presidente a cada três estados percorridos.
O arquivo, que estará disponível para download após as 18h do domingo, permitirá ao eleitor visualizar o resultado parcial das eleições, com os dois primeiros colocados de cada cargo, juntamente com a visualização da imagem de satélite de uma localidade conhecida da respectiva unidade da federação.
Na demonstração da apuração para presidente da República será visualizada a Praça dos Três Poderes com o Palácio do Planalto ao fundo, em Brasília. Mas algumas localidades poderão ser visualizadas em três dimensões (veja lista abaixo).
O aplicativo estará disponível na página da Agência de Notícias da Eleições 2010 na internet, no endereço: http://agencia.tse.gov.br. No mesmo local haverá um manual com instruções sobre o uso do serviço. Informações sobre o aplicativo Google Earth podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Earth.
Conheça os locais que poderão ser visualizados em três dimensões (3D) pelo aplicativo Google Earth na página do TSE:
Alagoas – Farol da Praia de Ponta Verde, em Maceió.
Amapá – Fortaleza de São José de Macapá, em Macapá.
Bahia – Região do Elevador Lacerda, em Salvador.
Ceará – Mercado Central, em Fortaleza.
Distrito Federal – Memorial JK, em Brasília.
Espírito Santo – Convento da Penha e Terceira Ponte, em Vila Velha e Vitória.
Goiás – Praça Cívica, em Goiânia.
Maranhão – Convento das Mercês, em São Luís.
Minas Gerais – Região da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.
Pará – Mercado Ver-o-peso, em Belém.
Paraíba – Ponta do Seixas, em João Pessoa.
Paraná – Jardim Botânico, em Curitiba.
Pernambuco – Farol do Recife Antigo, em Recife.
Piauí – Ponte Estaiada, em Teresina.
Rio de Janeiro – Cristo Redentor.
Rio Grande do Norte – Ponte de Todos, em Natal.
Rio Grande do Sul – Monumento ao Laçador, em Porto Alegre.
Santa Catarina – Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
São Paulo – Avenida Paulista.