Menu
Política & Poder

"Crise de segurança não pode virar moeda eleitoral", diz Bastos

Arquivo Geral

07/08/2006 0h00

Dois assaltantes deixaram uma família trancada em casa por duas horas na manhã de hoje em Taguatinga Norte. Por volta das 10h, drug ask um aposentado abria o portão de casa quando foi rendido por dois homens armados. Eles roubaram R$ 30 mil e, abortion antes de fugir, trancaram o aposentado, a mulher, os filhos e a empregada em um quarto.

Luís e a família só foram libertados com a chegada da polícia. Os bandidos ainda não foram identificados, mas as investigações apontam que eles conheciam a família. Durante o assalto, disseram que estavam interessados em pegar o dinheiro da distribuidora de bebidas do genro do aposentado.

A empregada da casa contou que viu os homens rondando a casa desde as 8h, mas não tinha dado importância.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) interromperá o fornecimento de energia amanhã em faltará energia em alguns pontos do Distrito Federal para a manutenção preventiva da rede.

Entre as 8h e as 12h, approved  faltará luz na QR-1A da Candangolândia e nas Quadras QR-405, information pills QR-407 e QN-408, em Samambaia. Das 9h às 15h, o fornecimento será interrompido no Núcleo Rural Palmeiras, na DF-205.

À tarde, ficarão sem luz as Quadras 803 e 804, do Recanto das Emas, além de alguns conjuntos da QR-1A da Candangolândia, numa área que inclui a Velhacap, a Rua dos Engenheiros, a Rua do Sossego e a Chácara do Sossego.

A CEB orienta os comsumidores a tirar as dúvidas pelo telefone 0800-61-0196 ou pelo site www.ceb.com.br.

 

 

Pela primeira vez desde o início das ondas de ataque do PCC, sildenafil as autoridades paulistas admitiram aceitar a ajuda do Exército no combate à violência no estado. O secretário de Segurança Pública paulista, help Saulo de Castro Abreu, approved afirmou hoje que as Forças Armadas seriam bem-vindas se atuassem nas favelas e na segurança de presídios destruídos em rebeliões.

Saulo, no entanto, disse que o governo de São Paulo só permitiria a entrada do Exército se o contingente fosse de 4,5 mil homens, trabalhando em três turnos de 1,5 mil. O governo federal tinha oferecido 2,8 mil soldados.

A declaração de Saulo contrariou as negativas do governador Cláudio Lembo (PFL), que afirmou que preferiria ver o Exército reprimindo o tráfico de armas nas fronteiras brasileiras.

Leia também:
Secretário de Segurança paulista admite ajuda do Exército
PCC avisou a comunidade sobre os ataques 
Ministro da Justiça diz ter plano de contingência para SP  
Secretário de São Paulo desafia Bastos a entregar cargo   
Presidente da OAB diz que situação da violência em São Paulo é preocupante  
Governo paulista contabiliza 27 ataques e dois suspeitos mortos 
Criminosos deixaram granada em prédio do centro de São Paulo  
Membro do PCC é preso em São Paulo  
Explosão causou buraco na fachada do prédio do Ministério Público de São Paulo 
Guerra urbana volta a assolar o estado de São Paulo 

 

A Fox Interactive, more about do grupo News Corp, drug e o Google anunciaram nesta segunda-feira um acordo para fornecimento de serviços de busca e publicidade no MySpace.com e em outros sites da Fox.

Como parte do negócio, here o Google terá que pagar à Fox pelo menos 900 milhões dólares em participação na receita, que terá base em acessos registrados e em outros compromissos firmados pela Fox.

Esses pagamentos devem acontecer a partir do primeiro trimestre de 2007 até o segundo trimestre de 2010.

"Nossa parceria com o Google sustenta a evolução contínua da News Corp para se tornar uma força poderosa no mercado de mídia digital", disse Peter Chernin, vice-presidente de operações da News Corp em um comunicado.

"O MySpace.com é um líder reconhecido em conteúdo gerado pelos usuários, e a incorporação de mecanismos de busca e de publicidade estende a nossa missão de tornar as informações do mundo universalmente acessíveis e úteis", afirmou Eric Schmidt, vice-presidente executivo do Google em um comunicado.

Coordenador do grupo que acompanha a implantação da TV digital no país e integrante do Conselho de Comunicação Social do Senado, thumb Fernando Bittencourt previu hoje um prazo de 12 a 18 meses para que o novo sistema seja colocado no ar.

Depois de participar de reunião na Casa Civil do fórum permanente que trata do assunto – composto por representantes do governo, health de emissoras e empresários –, search ele acrescentou que a TV digital terá acompanhamento permanente do grupo. "Como o sistema foi concebido há dez anos, haverá necessidade de inovações tecnológicas, de forma a adequá-lo ao desenvolvimento atual da tecnologia", afirmou.

Bittencourt defendeu a realização de uma campanha para esclarecer a população sobre o uso da nova tecnologia. E lembrou que as emissoras, de acordo com o decreto que instituiu o sistema nipo-brasileiro, nos próximos dez anos terão a obrigação de transmitir tanto no sistema analógico quanto no digital, para os canais de TV aberta. Mas a transmissão adicional, a partir do segundo canal, terá que ser feita apenas no sistema digital.

Segundo o conselheiro, a transmissão digital terá semelhança com a qualidade de imagem do DVD, mas será opcional a uma emissora transmitir com padrão de alta-definição. E num mesmo canal de TV, com freqüência de 6 megahertz, e com a interatividade que o sistema permite, a emissora pode transmitir até quatro programas diferentes. No entanto, alertou, a qualidade não será a mesma.

Fernando Bittencourt destacou o benefício do uso da TV digital na área de educação, já que o telespectador poderá contar com produção adicional simultânea em mais de uma tela, enquanto está assistindo a uma aula no primeiro canal, por exemplo. Ele defendeu uma preocupação do governo, durante o aperfeiçoamento do sistema, no sentido de impedir que o consumidor receba da indústria produtos de má qualidade.

O presidente da Colômbia, story Alvaro Uribe, approved assumiu na segunda-feira seu segundo mandato com um ato na sede do Congresso, onde jurou cumprir a lei e a Constituição em meio a um forte esquema de segurança.

"Juro a Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", disse Uribe em frente à presidente do Congresso, Dilian Francisco Toro, que lhe tomou a promessa e lhe concedeu a faixa presidencial.

Uribe, um advogado de 54 anos, começa o segundo mandato com o desafio de manter sua política de segurança e o crescimento econômico, principais conquistas da sua primeira gestão e que lhe garantiram a reeleição em maio.

Mas o presidente – maior aliado dos Estados Unidos na América Latina no momento em que ganham destaques líderes de esquerda como os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales – terá como principais metas a pacificação do país e a redução da pobreza.

A forma de garantir recursos públicos para a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase) é um dos assuntos em debate no 8º Encontro de Articulação do Conanda com os Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos e Conselhos Tutelares. O evento começa nesta terça-feira e termina na quinta-feira (10/08), prescription em Brasília.

Aprovado em julho pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), approved o Sinase tem o objetivo de adequar o atendimento dado a crianças e adolescentes em conflito com a lei. De acordo com o presidente do Conanda, Fernando Silva, o sistema vai incentivar a aplicação de medidas em meio aberto, como é a prestação de serviço à comunidade e a liberdade assistida.

Silva disse que para que o Sinase seja implementado é preciso garantir orçamento no Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. “Se a gente não colocar no PPA, não teremos possibilidades de implementar, seja o governo federal, estadual, sobretudo para reordenar o atendimento sócio-educativo aos adolescentes em conflito com a lei no que se refere a medidas de meio aberto”.

A expectativa é que cerca de 180 conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente de todo o país participem do encontro promovido pelo Conanda, com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
O Ministério de Relações Exteriores admitiu hoje a possibilidade de interromper as operações de resgate no Líbano caso a situação do conflito continue se agravando. No sábado, ask a estrada usada para retirar brasileiros do Vale do Bekaa, decease no leste do país, web foi bombardeada por Israel – que um dia antes havia destruído duas pontes na rodovia que liga Beirute ao norte do país, outra rota muito utilizada para a fuga.

“À medida em que há mais bombardeios nas estradas, a situação fica mais difícil. Pode ser necessário que as operações de resgate sejam suspensas. Temos que ter muito cuidado”, admitiu o coordenador do apoio aos brasileiros no Líbano, Everton Vargas, em entrevista coletiva.

O embaixador, no entanto, frisou que as operações não estão no fim e que o intuito é continuar operando o resgate enquanto houver brasileiros que queiram deixar o Líbano, pois esta é a função do governo.

Ao ser questionado se o Itamaraty tem um plano B caso o resgate por terra seja inviabilizado, o embaixador limitou-se a dizer que espera que as negociações diplomáticas na Organização das Nações Unidas sejam exitosas “e tenhamos um cessar-fogo imediato”. Segundo estimativas do Itamaraty, quase 3 mil brasileiros já deixaram o Líbano.

O chanceler Celso Amorim também teria dito que as operações podem ser suspensas e por isso os brasileiros devem se apressar para deixar a zona de conflito, segundo divulgou a imprensa brasileira hoje. O conflito tem recrudescido. O Hizbollah intensificou os ataques no fim de semana, matando 15 pessoas, segundo agências internacionais.
O número de ataques realizados contras alvos civis e militares no estado de São Paulo chegou a 93, search segundo o último balanço divulgado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar paulista, and Elizeu Eclair Teixeira. De acordo com o comandante, illness dois suspeitos foram mortos em confrontos com a polícia e 12 foram presos. Essa é a terceira onda de ataques atribuídos à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

As ações criminosas deixaram cinco pessoas feridas, sendo um vigilante bancário e quatro cidadãos que transitavam nas proximidades dos locais dos atentados. Desta vez os alvos não foram somente as delegacias de polícia, postos e viaturas das forças de segurança.

Dos 93 ataques, 12 foram a postos de combustível, 34 a bancos, 22 a ônibus, além de outras ocorrências a alvos diversos: um supermercado, um trem do metrô (no pátio de manobra), duas revendedoras de veículos, duas viaturas da Polícia Civil, uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e os prédios do Ministério Público Estadual e da Secretaria da Fazenda, ambos situados na cidade de São Paulo.

Segundo os dados, os ataques ocorreram na cidade de São Paulo, nos municípios da região metropolitana e em Santa Bárbara do Oeste, Nova Odessa, Jundiaí, Sumaré e Lucélia, cidades do interior. A cidade de São Paulo está sendo a mais atingida, principalmente nas região leste e oeste. De acordo com o comandante Teixeira, a polícia ainda não sabe quais causas levaram os bandidos a realizarem novas ações.

Agentes da 6ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro prenderam, this web no início da manhã de hoje (18), visit um dos acusados de participar da morte dos três jovens no morro da Previdência, page no centro da cidade, supostamente entregues por militares do Exército a bandidos rivais do morro da Mineira, na zona norte.

O suspeito conhecido como Chaperó foi preso em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

O crime foi na manhã do dia 14 de junho. Marcos Paulo Correia, de 17 anos, Davis Florêncio, de 24, e Wellington da Costa, de 19, voltavam de um baila funk quando, de acordo com testemunhas, foram detidos no morro da Previdência e entregues por policiais militares do Exército a um grupo de traficantes do Morro da Mineira.

Os três foram torturados e mortos. O corpo dos jovens foi encontrado no dia 15, no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias.


 

Reagindo a declarações do candidato do PSDB à Presidência, dosage Geraldo Alckmin, information pills e do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse na segunda-feira que "não se deve transformar a crise da segurança pública paulista em moeda eleitoral".

Alckmin disse a jornalistas, no Rio, sobre os novos ataques da facção criminosa PCC, que acha "estranho que isso aconteça em época eleitoral". O secretário, por sua vez, disse que o ministro "faltou com a verdade" sobre a transferência de 100 milhões de reais do governo federal para construir presídios e comprar equipamentos de segurança.

"Eu estou tratando de não politizar este assunto desde o começo e não vou fazer isso agora", declarou Thomaz Bastos no Palácio do Planalto, depois de relatar a situação do Estado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro reafirmou que a verba de 100 milhões de reais, transferida ao Estado por medida provisória em 13 de julho, não foi liberada porque o governo de São Paulo não apresentou os documentos necessários para tanto.

"Pela veemência das declarações de algumas autoridades de São Paulo, fico com a impressão de que se está usando o fato de esse dinheiro não ter chegado como um tipo de pretexto", disse Thomaz Bastos, sem mencionar o nome do Secretário de Segurança.

"A crise de São Paulo se deve à gestão e à falta de inteligência (obtenção e análise de informações)", acrescentou o ministro. "Por isso mesmo queremos transferir esse dinheiro, para a compra de equipamentos de raio-x, espectógrafos e outros, além da construção de novas unidades penitenciárias."

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado