Menu
Política & Poder

Alta de Alckmin é didática para militância, diz Berzoini

Arquivo Geral

30/06/2006 0h00

A polícia paulista ainda não confirmou se o assassinato de um carcereiro, order sickness ontem à noite em São Paulo, cure tem relação com o crime organizado. Gilmar Francisco da Silva, mind 41 anos, foi morto com oito tiros ao chegar em casa no Jardim Panamericano, na zona norte da capital.

Gilmar trabalhava na ala feminina do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros e, segundo familiares, recebia ameaças. A polícia investiga a hipótese de acerto de contas com supostos traficantes da região.

Essa foi a segunda morte de agentes penitenciários esta semana. Na quarta-feira, Nilton Celestino também foi atacado por bandidos quando estava na frente de casa. Em protesto, agentes penitenciários de todo o estado fizeram ontem uma paralisação.

O sindicato da categoria diz que 41 penitenciárias suspenderam o atendimento aos presos. A secretaria de administração penitenciária confirma que houve greve, mas em apenas 19 unidades. Hoje, a rotina nos presídios paulistas voltou ao normal, mas o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo ameaça proibir as visitas no final de semana.

Uma adolescente argentina foi repatriada após deixar o Brasil, drug onde era submetida à prostituição por três anos, medicine informou hoje a polícia militarizada.

A jovem, de 15 anos, tinha sido detida pela Polícia Civil em uma operação realizada na cidade de Crissiumal (RS), na qual um grupo dedicado à prostituição foi desarticulado.

O juiz brasileiro Roberto Laux Júnior, com a intervenção do cônsul argentino em Uruguaiana, César Speroni, coordenou com a Justiça argentina o reingresso legal da menor argentina em seu país, de onde tinha saído irregularmente.

Segundo informou a polícia militarizada argentina em comunicado, a jovem faz parte de uma família numerosa (tem 12 irmãos) e após seu desaparecimento seus pais não fizeram nenhuma denúncia.

“Chamou a atenção das autoridades a resistência dos pais em recebê-la. Segundo o que foi dito pela menor, teria saído do país por uma passagem não habilitada em uma canoa há 3 anos”, disse a força de segurança.

A repatriação aconteceu ontem e a equipe feminina de polícia militarizada interveio na operação, dando proteção à adolescente.


 

O presidente do PT, visit deputado Ricardo Berzoini, and considerou didático o resultado das pesquisas de opinião divulgadas hoje, pills que apontam uma redução na distância do candidato tucano Geraldo Alckmin em relação à liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial.

"Vejo as pesquisas como uma utilidade pedagógica para o público interno. Elas são boas para nossa campanha, aproximam mais da realidade. É bom para a militância", disse o dirigente.

Para ele, os dados deixam claro que não se trata de "um jogo de um jogador só", como as sondagens vinham apontando até agora, com Lula vencendo no primeiro turno e Alckmin na faixa dos 20 por cento de intenções de votos. Berzoini está em São Paulo para uma reunião do partido que vai ratificar a convenção de sábado passado, quando Lula foi confirmado candidato à reeleição.

Ele credita o crescimento de Alckmin à propaganda política dos partidos na TV e no rádio. O PT esgotou suas inserções em maio, enquanto a coligação PSDB-PFL ocupou a mídia em junho. "Alckmin teve exposição em junho, assim como Lula teve em maio e inflou (a intenção de voto). O programa do PFL se centrou no ataque a Lula e a mídia já vem polarizando entre os dois", afirmou Berzoini.

Questionado se concorda com o argumento dos tucanos e pefelistas de que Alckmin crescerá depois do horário eleitoral gratuito, em agosto, Berzoini ironizou. "Ficaria surpreso se eles dissessem outra coisa. É como analisar um produto que já é conhecido e outro novo, quem está por baixo tem espaço para crescer", disse, defendendo "o vigor" da candidatura Lula, que, apesar da melhora de Alckmin, ganharia a eleição em primeiro turno, de acordo com o Datafolha.

Em Brasília, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, sustentou que as pesquisas evitam o "salto alto" dos petistas. "A pesquisa coloca a realidade da disputa. Ela foi feita depois de um bombardeio dos programas do PFL, do PSDB e das inserções. Acho que é muito bom para nós, digo, para quem apóia a reeleição do presidente, porque salto alto faz muito mal à eleição", disse Tarso a jornalistas no Palácio do Planalto.

Como reação aos resultados desfavoráveis, uma fonte do governo afirmou que as sondagens mostram pouco potencial de crescimento de Alckmin no eleitorado em que Lula tem seu nome mais sedimentado. "A classe média já não vota muito em Lula", disse a fonte.

Pela pesquisa Datafolha, Alckmin subiu 7 pontos, para 29 por cento das intenções de voto, e Lula oscilou um ponto para cima, chegando a 46 por cento, mas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Pela pesquisa Vox Populi, Alckmin subiu 9 pontos, para 32 por cento das indicações, e Lula caiu 4 pontos, com 45 por cento, com margem de erro de 2,2 pontos.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado