Menu
Política & Poder

Alckmin homenageia Lewandowski após saída do governo: ‘admirável espírito público’

No X, antigo Twitter, o vice-presidente afirmou que o agora ex-ministro da Justiça possui “admirável espírito público” e “lealdade aos valores supremos do estado democrático de direito”

Redação Jornal de Brasília

11/01/2026 15h19

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, publicou neste domingo, 11, nota de agradecimento ao ministro Ricardo Lewandowski, que decidiu sair do governo na última semana.

Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Lewandowski foi nomeado ministro de governo em janeiro de 2024. Dois anos depois, na quinta-feira, 8, anunciou o pedido de demissão, ao que atribuiu a questões pessoais e familiares.

“Ao lhe dirigir este sincero testemunho, enalteço o alcance e a importância dos seus excepcionais serviços prestados ao nosso país, exaltando-os como dignos do respeito e da admiração de todos os brasileiros”, escreveu Alckmin.

A exoneração de Ricardo Lewandowski foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 9.

Em seu lugar, assumiu interinamente Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, o cargo mais elevado abaixo dos ministros de Estado.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado