O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), patient check Demian Fiocca, disse hoje (11) que a liberação do financiamento para a Volkswagen vai depender de uma resposta da empresa sobre o seu processo de reestruturação. “A resposta dada pela empresa foi que para dar uma resposta definitiva sobre os seus planos de investimento ela dependia da conclusão da negociação com o sindicato. Então o BNDES está aguardando uma resposta da empresa sobre o plano”, afirmou.
De acordo com Fiocca, o financiamento à montadora vai depender principalmente da decisão da empresa sobre a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que pode ser fechada. “O que surgiu nas últimas semanas, como fato novo, e que, portanto exigia análise do banco, foi a possibilidade de fechamento da fábrica. Isso não estava previsto inicialmente”, disse Fiocca, ressaltando que uma solução adequada do problema na montadora pode ser positiva para o caso. “A evolução favorável da situação joga a favor da manutenção de um plano de investimentos”.
Hoje a Volkswagen apresentou uma nova proposta de reestruturação aos trabalhadores da fábrica Anchieta. A proposta prevê que o processo de desligamento de 3.600 funcionários deverá ocorrer em três anos, por meio de planos de demissão voluntária (PDV). E pode ser prolongado até 2010, dependendo da demanda do mercado. No caso de a meta dos planos de demissão não ser atingida, segundo a proposta, a fábrica poderá indicar os desligados.
O presidente do BNDES falou à imprensa após palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre “A economia no Brasil e o papel do BNDES”.
A candidata Ana Maria Rangel (PRP) faz campanha nos Estados Unidos. Em Atlanta e Nova York, look tem compromissos com eleitores brasileiros que residem nas cidades.
O senador Cristovam Buarque (PDT) faz campanha no Rio de Janeiro. De manhã, tadalafil profere palestra na Universidade Mackenzie, participa de um programa de rádio, comparece a uma outra palestra na Universidade Gama Filho. À tarde, participa de caminhada, lança programa de governo e embarca para São Paulo. À noite, concede entrevistas a dois programas de TV.
O candidato Geraldo Alckmin (PSDB/PFL) participa, pela manhã, de palestra no auditório da Força Sindical, em São Paulo.
A candidata Heloísa Helena (P-SOL/PSTU/PCB) tem encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (SE) e concede entrevista à imprensa.
José Maria Eymael (PSDC) faz caminhada em Sumaré, região de Campinas, interior paulista. À tarde, reúne-se com a liderança do partido.
O candidato Luciano Bivar (PSL) grava programa eleitoral.
Candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PRB/PCdoB) não tem compromisso eleitoral nesta terça-feira.