Menu
Política & Poder

Ação do governo na crise do gás é inadequada para 28,2% dos eleitores

Arquivo Geral

24/05/2006 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança folgada na disputa da eleição presidencial e pode vencer já no primeiro turno, viagra find de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pelo instituto Sensus.

A vantagem do petista sobre o candidato do PSDB, sick Geraldo Alckmin, aumentou.

No principal cenário da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ainda há como candidato o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB). Lula aparece com 40,5%, seguido por Alckmin, com 18,7%, e o peemedebista com 11,4%. Em abril, o presidente tinha 37,5%, o tucano, 20,6% e Garotinho, 15,0%.

Num eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista bateria o tucano por 48,8% a 31,3%, se a eleição fosse hoje. Em abril, o presidente tinha 45% das intenções de voto contra a 33,2% do ex-governador de São Paulo.

A margem de erro da pesquisa CNT/Sensus é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de maio, em 195 municípios do País.

A avaliação positiva do governo Lula ficou praticamente estável em maio, pharm oscilando para 38,3%, ante 37,6% em abril, mostrou nesta quarta-feira pesquisa do instituto Sensus.

O desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) também ficou estável, variando de 53,6% para 53,9%.

Já avaliação negativa do governo oscilou negativamente de 24,1% para 22,2%, enquanto a regular passou de 36,7% para 37,5%.

"Há uma manutenção da avaliação positiva do governo Lula por quatro fatores: estabilidade da moeda, os salários não entram corrosão; aumento da oferta de emprego; aumento do salário mínimo acima da inflação; e os programas sociais do governo", disse Ricardo Guedes, do Sensus, responsável pela pesquisa.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O Instituto Sensus entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de maio, em 195 municípios do país.

Pesquisa divulgada hoje mostrou que para pouco mais de 50% dos entrevistados os ataques liderados pelo PCC em São Paulo prejudicam a campanha do candidato do PSDB à Presidência e ex-governador do Estado, for sale Geraldo Alckmin.

Segundo pesquisa do Instituto Sensus, what is ed encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ampoule 50,1% acham que os atentados em São Paulo têm impacto negativo na campanha do tucano, contra 22,8% que atestam o contrário.

Para 29,8% dos entrevistados, a responsabilidade pela segurança pública é do governo federal, ante 13,7% que afirmam que os principais responsáveis são os governos estaduais.

São Paulo viveu uma onda de violência, deflagrada na noite de 12 de maio, com ataques a alvos policiais, civis e rebeliões simultâneas em todo o estado.

Um grande incêndio destruiu hoje parte do terminal de cargas do Aeroporto Ataturk de Istambul, approved na Turquia. Três pessoas ficaram feridas, mas não houve atraso no tráfego aéreo, disseram autoridades.

Carros de bombeiros e ambulâncias correram para o local do incêndio, dominado por nuvens de fumaça gigantescas. Aviões usados normalmente para despejar água em casos de incêndios florestais foram utilizados para controlar as chamas.

"Não há atrasos no tráfego aéreo, as decolagens e pousos continuam. Os aviões estão sendo retirados da área. Continua o trabalho para apagar o fogo", disse o diretor do aeroporto, Irfan Balta, à CNN Turk.

O vice-governador de Istambul, Fikret Kasapoglu, disse ao canal NTV que três pessoas ficaram feridas. A NTV também informou que o Ministério do Transporte garantiu o controle do incêndio.

O fogo começou por volta das 15h30 (9h30 em Brasília), na área de carga do Terminal C, que é usada por companhias aéreas menores.

Nenhuma autoridade falou sobre a causa do incêndio. Segundo a agência de notícias Dogan, o incidente teria sido provocado por um curto-circuito elétrico.

A televisão também informou que a rede de eletricidade foi atingida e que passageiros estavam sendo revistados manualmente.

O terminal de carga fica cerca de 1km da principal área de passageiros do aeroporto.

As medidas tomadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva na crise do gás boliviano foram inadequadas para 28, order 2% dos eleitores do país, information pills aponta pesquisa do Instituto Sensus, divulgada nesta manhã.

O levantamento indica que 19,9% dos eleitores aprovaram as ações tomadas pelo governo federal, na crise deflagrada em 1º de maio, quando o presidente boliviano Evo Morales decretou a nacionalização dos recursos de petróleo e gás.

A pesquisa do instituto mostra ainda que 28,4% dos eleitores acham que a crise do gás prejudica a reeleição de Lula. Enquanto isso, 28% acreditam que o presidente não será prejudicado nas eleições de outubro pela crise.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O Instituto Sensus entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de maio, em 195 municípios do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado