Menu
Política & Poder

94% afirmam já estar totalmente decididos sobre voto a presidente, mostra Datafolha

Houve uma oscilação dentro da margem de erro, na pesquisa anterior, divulgada na última sexta (14), os valores eram respectivamente de 93% e 6%

FolhaPress

19/10/2022 18h56

Renata Galf
São Paulo, SP

A menos de duas semanas do segundo turno da eleição, em que disputam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), 94% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre seu voto para presidente da República, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19). Outros 6% afirmam que a escolha ainda pode mudar.

Realizado de segunda-feira (17) a quarta-feira (19), o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando o índice de confiança de 95%. O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios.

Houve uma oscilação dentro da margem de erro, na pesquisa anterior, divulgada na última sexta (14), os valores eram respectivamente de 93% e 6%. Como o instituto arredonda valores, a soma pode ser diferente de 100% em alguns casos.

Entre os que declaram voto em Lula, 94% se dizem certos do voto (antes eram 95%), enquanto 95% (antes eram 94%) dos que declaram voto em Bolsonaro respondem o mesmo.

Já entre aqueles que afirmam que pretendem votar branco ou nulo, o nível de certeza é menor: 79% se dizem totalmente decididos e 21% afirmam que ainda podem mudar o voto.

O Datafolha também perguntou aos eleitores voláteis, aqueles que ainda podem mudar a decisão, o que fariam caso alterassem sua intenção de voto.

Os resultados mostram que 61% teriam como “plano B” o voto nulo ou em branco, 16% optariam por Lula e 20% por Bolsonaro. Outros 3% dizem não saber.

Na rodada anterior, 68% diziam ter como alternativa anular ou votar em branco, 16% migrariam para Lula e 14% escolheriam Bolsonaro. Outros 2% estavam indecisos.

A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07340/2022.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado