57% dos brasileiros consideram justa a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no chamado Caso Tríplex. 51% acreditam que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu mal ao anular as condenações de Lula, incluindo a do tríplex.
Os dados constam em pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. 38% das pessoas ouvidas consideram injusta a condenação de Lula no caso do triplex, e 5% não souberam responder. Quanto à anulação feita por Fachin, 42% acredita que o ministro agiu corretamente; 6% não responderam.
Quanto à uma possível candidatura de Lula nas eleições para presidente, a pesquisa mostra um empate no limite da margem de erro: 51% acham que Lula não deveria concorrer em 2022. 47% acreditam que deve, sim. 2% não sabem.
O levantamento foi realizado por telefone com 2.023 brasileiros adultos de todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.