Menu
Opinião

Como as Olimpíadas de Paris impactam a comunidade italiana e a União Europeia

Redação Jornal de Brasília

23/08/2024 11h26

itália 2

A medalhista de bronze da Itália Sofia Raffaeli posa durante a cerimônia do pódio após a final individual geral da ginástica rítmica durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 . Foto: LIONEL BONAVENTURA / AFP

Por Renata Bueno*

Desde o preparo para as competições, até o atual momento em que os jogos olímpicos aconteceram e vale lembrar que neste momento acontece as Paralimpíadas, os jogos em Paris simbolizam não apenas uma celebração ao esporte, mas também grandes oportunidades para o desenvolvimento econômico e fortalecimento de valores sociais significativos para a comunidade italiana, União Europeia e o mundo como um todo.

Além das relações diplomáticas entre os países participantes, o fortalecimento da identidade europeia, o impacto econômico e turístico, vejo os jogos olímpicos como uma grande inspiração para a prática esportiva e um estilo de vida saudável, principalmente nos dias atuais em que a tecnologia e o sedentarismo dominam a vida de muitos jovens e crianças.

O acontecimento dos jogos em Paris promove a união entre os países membros, além de ser uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural fortalecendo a imagem de paz entre os mesmos e colocando em prática a solidariedade.

Para a Itália, estar próxima geograficamente da França, existe a chance de destacar não só seus atletas, mas também sua cultura em um cenário global.

Os benefícios econômicos são significativos, não só para a França como o país anfitrião, mas também para os países vizinhos e toda a União Europeia, que recebem milhares de turistas que aproveitam a ida aos jogos para visitar países próximos, incluindo a Itália.

Isso afeta positivamente empresas de turismo, transporte, alimentação e principalmente hotéis, restaurantes, companhias aéreas e serviços de turismo com a alta demanda que impulsiona a economia local.

Além disso, a visibilidade que os jogos promovem, é uma oportunidade de destacar a rica herança cultural da Itália, sua gastronomia e paisagens exuberantes, não apenas durante as competições, mas também em visitas futuras de turistas ao país.

Pessoalmente, volto a citar que um dos impactos mais significativos das Olimpíadas para a Itália, é o estímulo ao desenvolvimento do esporte, principalmente entre jovens e crianças que hoje vivem vidrados em celulares e computadores, em um mundo onde a tecnologia domina nosso dia a dia, o esporte oferece uma alternativa saudável e positiva. Os atletas presentes nas competições, inspiram seus compatriotas a essa prática e ao estilo de vida ativo.

A prática esportiva não só melhora a saúde física, mas também desenvolve habilidades sociais e emocionais, como a disciplina, trabalho em equipe e resiliência. Para jovens e crianças, acompanhar as competições e principalmente as conquistas dos atletas italianos, com quase 10 medalhas de ouro e outras vitórias com medalhas de prata e bronze, pode ser um motivador dessa prática, os afastando das telas e do seu uso excessivo.

As Olimpíadas de Paris em 2024 vão muito além da competição, elas são uma celebração global de cooperação entre os povos, diversidade cultural e valores. Os jogos são uma oportunidade de destacar talentos e promover cultura, não só da Itália, mas também de cada país participante.

Renata Bueno é uma parlamentar ítalo-brasileira nascida em 1979 em Brasília, DF, Brasil. Conhecida por seu envolvimento na política e na defesa dos direitos dos descendentes de italianos no Brasil. Renata Bueno foi eleita deputada federal em 2010, sendo a primeira mulher eleita pelo Partido Socialista Italiano (PSI) fora da Itália. Sua atuação política tem sido focada em temas relacionados à cidadania italiana, imigração, e fortalecimento dos laços entre Brasil e Itália. Ela é presidente da Associação pela Cidadania Italiana no Brasil e tem trabalhado para facilitar o processo de reconhecimento da cidadania italiana para descendentes de italianos no país. Além de parlamentar, Renata é advogada e empresária, com o Instituto Cidadania Italiana e Mozzarellart.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado