Menu
Mundo

Zelensky pede paz justa sem ‘recompensas’ para Putin

“Todos queremos que essa guerra termine de maneira justa sem recompensas para Putin, em especial sem territórios”, disse Zelensky em uma intervenção por videoconferência em uma cúpula na Polônia

Redação Jornal de Brasília

29/04/2025 14h28

volodymyr zelensky

Foto: AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu, nesta terça-feira (29), um final “justo” da guerra com a Rússia sem “recompensas” para seu homólogo russo, Vladimir Putin, e rejeitou mais uma vez os pedidos para que faça concessões territoriais.

“Todos queremos que essa guerra termine de maneira justa sem recompensas para Putin, em especial sem territórios”, disse Zelensky em uma intervenção por videoconferência em uma cúpula na Polônia.

Segundo vários meios de comunicação, os Estados Unidos estariam dispostos a aceitar que a Rússia conserve os territórios que controla na frente de batalha assim como a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, algo que Zelensky rejeita.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que acredita que o líder pode ceder a Crimeia como parte de um acordo.

A Rússia controla cerca de 20% do território da Ucrânia desde que lançou sua invasão em 2022.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado