“Honduras e Estados Unidos têm acordos econômicos e comerciais, se estivéssemos de acordo em reverter esse golpe em poucos minutos estaríamos dando ao presidente Obama a possibilidade de fazê-lo”, declarou Zelaya em entrevista à “Telesur”, segundo informou essa rede de televisão em sua página digital.
Zelaya acrescentou que reconhece que os “Estados Unidos estiveram fazendo esforços para restabelecer o fio constitucional em Honduras, mas as medidas (de Washington) contra o golpe foram qualificadas como mornas e débeis, despertando dúvidas nos presidentes da América Latina”.
O presidente deposto também criticou a Organização dos Estados Americanos (OEA) pela “lentidão com a qual está atuando no caso” de Honduras.