Menu
Mundo

Zelaya diz que é <i>amigo</i> com diferenças políticas de virtual ganhador

Arquivo Geral

30/11/2009 0h00


O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou neste domingo em declarações à Radio Globo, que é “amigo pessoal” do virtual vencedor das eleições, Porfirio Lobo, mas disse que “diferenças políticas muito grandes” os separam e evitou pronunciar-se sobre sua vitória até ter os “dados corretos”.

A imprensa local dá Lobo como vencedor das eleições presidenciais desenvolvidas em Honduras, com uma vantagem de entre 16 e 17 pontos sobre seu principal rival e candidato governista, o liberal Elvin Santos.

O presidente deposto considerou que “a abstenção ganhou abertamente estas eleições”, ao assinalar que, de acordo com seus dados, cerca de 65% da população não foi votar, aos quais grande parte da comunidade internacional deu as costas por considerá-los ilegítimos.

Para Zelaya, “o povo hondurenho não aceitou este processo eleitoral como válido, não o sentiu como seu”, e afirmou que o ocorrido representa uma derrota do presidente de fato, Roberto Micheletti.

“Hoje derrotamos Micheletti nas urnas, derrotamos a violência nas urnas”, disse.

O presidente deposto rejeitou que o pleito tenha sido realizado com transparência e lembrou que não há observadores de organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos que aprovem a clareza da consulta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado