Menu
Mundo

Xerife e imigrante ficam feridos após disparos da polícia migratória nos EUA

O incidente ocorreu quando oficiais de imigração tentavam recapturar um “estrangeiro ilegal” em uma operação que contou com o apoio de xerifes federais

Redação Jornal de Brasília

21/10/2025 20h57

Foto: Banco de Imagens

Um xerife americano e um estrangeiro ficaram feridos nesta terça-feira (21) quando um agente da polícia migratória abriu fogo durante uma operação em Los Angeles, informou o governo.

O incidente ocorreu quando oficiais de imigração tentavam recapturar um “estrangeiro ilegal” em uma operação que contou com o apoio de xerifes federais, segundo Tricia McLaughlin, secretária assistente do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês).

“O estrangeiro ilegal usou seu veículo como uma arma e começou a investir contra a patrulha das forças da lei em uma tentativa de fugir”, acrescentou McLaughlin nas redes sociais.

“Temendo pela segurança do público e dos agentes, nossos oficiais seguiram seu treinamento e efetuaram disparos defensivos”, descreveu.

“O estrangeiro ilegal foi atingido no cotovelo, e um oficial foi atingido na mão por uma bala que ricocheteou. Ambos estão hospitalizados”, detalhou.

Imagens após o incidente mostram um veículo cercado por outros três.

O uso de carros das forças da lei para bloquear veículos tornou-se uma prática comum durante as batidas migratórias promovidas pelo presidente Donald Trump, especialmente em cidades liberais como Los Angeles.

Em várias ocasiões, agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) afirmaram ter sido alvo de investidas com veículos, mas posteriormente vieram à tona vídeos mostrando que os próprios agentes iniciaram o contato.

Na semana passada, um ativista no condado vizinho de Ventura foi preso após uma colisão pela qual os agentes o responsabilizaram.

Imagens gravadas por testemunhas mostraram que o veículo federal foi quem atingiu o carro do ativista.

Em Chicago, a patrulha de fronteira atirou contra uma mulher após ela supostamente ter colidido com o carro de um agente, mas seus advogados argumentam que foi o veículo dos agentes que a atingiu.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado