A Bolsa de Nova York fechou hoje com alta de 0, viagra 40mg 16% no Dow Jones, order após um pregão muito volátil marcado pela defesa perante o Senado do resgate do banco de investimento Bear Stearns feita pelo presidente do Federal Reserve (Fed, more about banco central americano), Ben Bernanke.
O Dow Jones Industrial subiu 20,2 pontos (0,16%), até 12.626,03 unidades, com 17 das 30 ações que compõem o índice em alta.
Já o mercado Nasdaq fechou em alta de 1,9 pontos (0,08%), até 2.363,3 unidades, impulsionado pela alta de 5,89% das ações da Research in Motion (RIM), fabricante do popular BlackBerry.
O seletivo S&P 500 subiu 1,78 pontos (0,13%), até 1.369,31 unidades.
Em conjunto, o índice NYSE subiu 36,18 pontos (0,4%), até 9.140,64 unidades.
Wall Street foi influenciada pelo comparecimento de Bernanke perante o Comitê de Bancos do Senado.
Ele foi acompanhado do diretor da Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC, em inglês), Christopher Cox, ao presidente do Fed de Nova York, Timothy Geithner, e dos executivos-chefes do Bear Stearns, Alan Schwartz, e do JP Morgan, James Dimon.
O presidente do banco central americano, da mesma forma que outros membros da Administração do presidente americano, George W. Bush, defenderam perante o Senado a ajuda financeira dada em meados de março ao banco de investimentos Bear Stearns, que evitou que abrisse falência.
“A queda repentina do Bear Stearns teria levado a um caos de posições nos mercados financeiros”, afirmou Bernanke.
Contribuiu para a volatilidade da bolsa o fato de terem sido divulgados dados econômicos relativos ao setor de serviços mais positivos que os previstos, enquanto os pedidos de seguro-desemprego indicaram uma piora do mercado de trabalho nos Estados Unidos.
Segundo dados divulgados pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), a atividade no setor dos serviços dos Estados Unidos melhorou de forma leve em março em relação a fevereiro, mas se mantém em níveis que sugerem uma retração.
O índice de atividade nesse setor se situou no mês passado em 49,6 pontos, comparado com os 49,3 do mês anterior e com os 48,5 previstos pelos economistas.
À espera do anúncio, amanhã, dos dados oficiais de emprego, os investidores receberam com preocupação os dados divulgados pelo Departamento de Trabalho americano.
O órgão informou que o número de pedidos de seguro-desemprego subiu em 38 mil na semana passada, até 407 mil, o maior desde meados de setembro de 2005 e acima do esperado pelos analistas.
Os economistas calculam que um número de solicitações novas de 300 mil a 325 mil em uma semana refletem um saudável crescimento do emprego, mas se as solicitações superam por várias semanas as 350 mil, isso é encarado como um sinal de enfraquecimento do mercado de trabalho.
Na semana que terminou em 22 de março o número de pessoas que continuava recebendo o seguro-desemprego subiu em 97 mil, até 2,94 milhões.
A Bolsa de Nova York movimentou 1,253 bilhão de ações e o Nasdaq, 1,981 bilhão de títulos em um pregão no qual o Fed injetou US$ 24 bilhões no sistema financeiro através de seu banco de Nova York, encarregado de fazer este tipo de operações.
No mercado secundário da dívida, as obrigações a dez anos subiram e ofereciam uma rentabilidade, que se movimenta em sentido contrário, de 3,58%, contra 3,6% do fechamento de quarta-feira.