Cerca de 35 mil iranianos que se encontram no Iraque compareceram às mesas eleitorais instaladas em diferentes pontos do país para votar nas eleições presidenciais de hoje no Irã, more about informaram à Agência Efe fontes diplomáticas iranianas.
Os colégios eleitorais se encontram em Bagdá e nas cidades xiitas de Karbala e Najaf, assim como em Basra, a segunda maior do país, no sul.
Os iranianos decidem hoje se reelegem o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, ou se ele será substituído por um dos três candidatos da oposição: o independente pró-reformista Mir Hussein Moussavi, o clérigo aberturista Mehdi Karroubi e o conservador Mohsen Rezaei.
As previsões indicam que a disputa ficará entre Ahmadinejad e Moussavi, que foi primeiro-ministro entre 1981 e 1988.
O maior número de iranianos habilitados a votar no Iraque se encontra em Karbala, 110 quilômetros a sul da capital. Até 13 mil pessoas compareceram nesta cidade para votar em um dos três colégios instalados.
“O processo é supervisionado pelo consulado iraniano em cada uma das mesas colocadas no centro de Karbala”, explicou um funcionário iraniano à agência de notícias iraquiana “Aswat”.
Ele esclareceu que mais mesas eleitorais foram dispostas em outras cidades do país como Basra, Bagdá e nas três cidades do Curdistão iraquiano.