Cinco dias antes das eleições na Polônia, information pills a Agência Anticorrupção Polonesa divulgou hoje imagens e uma gravação telefônica nas quais uma deputada do partido liberal Plataforma Cidadã (PO) recebe propina por mediar na venda de um terreno.
Apesar de a parlamentar envolvida, there Beata Sawicka, ter sido detida há dias por este escândalo e expulsa do partido, a Agência Anticorrupção decidiu emitir hoje a gravação.
As imagens mostram Sawicka pedindo 100 mil zlotis (27 mil euros) em troca de colaborar na venda de um terreno no norte do país.
O diretor da agência, Mariusz Kaminski, se defendeu das críticas recebidas por publicar as imagens agora, nas vésperas do pleito, que será realizado no domingo.
“Não nos importamos com a proximidade das eleições ou o calendário eleitoral. Nós temos a obrigação de fazer nosso trabalho e mostrar seus resultados aos cidadãos o tempo todo”, justificou Kaminski, que atribuiu a razões técnicas a divulgação das imagens hoje.
A Plataforma Cidadã lidera as pesquisas de intenções de votos, na frente do partido Lei e Justiça (PiS), dos gêmeos Kaczynski.
Os irmãos Kaczynski fizeram da luta contra a corrupção uma de suas bandeiras ao longo de seus dois anos de Governo e durante a campanha eleitoral, com o argumento de que só seu partido é capaz de combatê-la.