O grupo islamita Hamas tem em seu poder um vídeo no qual mostra com vida e em boas condições de saúde o soldado israelense Gilad Shalit, help capturado em junho de 2006 por milícias palestinas em Gaza, look informou hoje o diário kuwaitiano “Al-Jarida”.
O jornal, approved que cita fontes não identificadas ligadas à facção palestina, disse em sua edição digital que o “número 2” do Hamas, Moussa Abu Marzuk, recebeu um vídeo e uma carta escrita pelo próprio Shalit durante uma visita à Faixa de Gaza há pouco mais de uma semana.
Segundo as fontes, a gravação foi entregue a Abu Marzuk, que vive exilado em Damasco, por um dirigente das Brigadas de Izz al-Din al-Qassam, braço armado do Hamas.
As Brigadas de Izz al-Din al-Qassam estão entre os três grupos responsáveis pelo sequestro de Shalit de uma base militar israelense, o que desencadeou uma operação de represália na qual morreram mais de 250 palestinos.
Segundo o “Al-Jarida”, em seu retorno à capital síria, Abu Marzuk entregou a carta de Shalit ao Ministério de Exteriores da Síria, e permaneceu com a gravação em seu poder.
O diário assinalou que o Hamas não tem a intenção de divulgar o conteúdo do vídeo até que aconteça “um progresso verdadeiro e sério”, e Israel mostre maior flexibilidade sobre uma troca de prisioneiros.
Segundo as mesmas fontes, o Hamas quer usar a gravação como trunfo no momento de negociar com as autoridades israelenses, para mostrar que leva a sério o assunto da troca de prisioneiros.