Menu
Mundo

Vice-secretária da ONU diz que casos de abuso sexual não devem ofuscar missões de paz

Arquivo Geral

09/11/2011 15h12

A vice-secretária-geral das Nações Unidas, Asha-Rose Migiro, afirmou nesta quarta-feira (9), no Uruguai, que os casos de abuso e exploração sexual envolvendo militares integrantes das forças de paz do organismo “não devem ofuscar o importante trabalho da grande maioria de seus membros”.

“Tomamos muito seriamente todas as denúncias de abuso e exploração sexual”, para as quais a ONU “tem tolerância zero”, afirmou a vice-secretária após visitar a escola de formação de forças de paz do Uruguai.

“Não deixamos nenhuma denúncia sem ser verificada e todas são averiguadas a fundo”, acrescentou Migiro.

“Esse tipo de incidente não deve ser permitido, nem tolerado, mas de nenhuma maneira arruína o bom trabalho que tantas pessoas dedicadas estão fazendo nas missões de paz”, afirmou a vice-secretária-geral.

Cinco uruguaios integrantes da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti (Minustah) foram processados e presos em setembro passado pela Justiça militar do Uruguai, acusados dos crimes de desobediência, omissões ao serviço e perda de imunidade à vigilância militar. Além disso, são investigados pelas autoridades civis pelo suposto estupro de um jovem haitiano.

Os abusos teriam acontecido na localidade de Port-Salut (sul do Haiti) e foram divulgados pela internet em um vídeo gravado através de um telefone celular.

As imagens mostram quatro dos cinco envolvidos (o quinto é o que filmou) zombando de um jovem ao qual mantêm deitado em um colchão enquanto um deles o pega por trás sem camisa.

Em sua defesa, os militares uruguaios, que conheciam o jovem, argumentaram que se tratou de uma “brincadeira de mau gosto”.

A vice-secretária-geral da ONU destacou que o governo do presidente do Uruguai, José Mujica, levou a sério o episódio com os boinas azuis no Haiti e realiza uma investigação detalhada.

A agressão motivou a condenação por parte do presidente haitiano, Michel Martelly, e as desculpas públicas de Mujica.

O Uruguai fornece cerca de 1,3 mil militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea à missão de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monuc) e outros 1,2 mil soldados à Missão de Estabilização de ONU no Haiti (Minustah).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado