Menu
Mundo

Vice-presidente dos EUA garante apoio à soberania libanesa

Arquivo Geral

22/05/2009 0h00

O vice-presidente dos Estados Unidos, pharmacy Joseph Biden, garantiu hoje ao presidente do Líbano, Michel Suleiman, o apoio de seu país à soberania e à segurança do Líbano e negou que os EUA tenham alguma preferência nas eleições previstas para o dia 7 de junho.

“Não vim aqui apoiar um grupo (político) ou outro, mas todo o povo libanês e sua soberania, que é intocável”, disse Biden em entrevista coletiva junto com Suleiman, com quem se reuniu esta manhã no marco de sua visita oficial ao país.

O vice-presidente dos EUA chegou hoje a Beirute procedente do Kosovo, na primeira visita de um responsável americano desta categoria ao país em quase três décadas.

“A capacidade dos libaneses para escolher seus governantes e sua soberania não é negociável. O Governo libanês tem a responsabilidade de proteger seus cidadãos e ninguém tem o direito de intervir na formação de seu Governo”, disse em seu discurso no palácio presidencial libanês, o Baabda.

O Hisbolá disse esta manhã em comunicado que “as visitas constantes de autoridades dos EUA fazem suspeitar sobre suas verdadeiras intenções”, se referindo também à visita há um mês da secretária de Estado, Hillary Clinton ao país.

“Estas visitas são uma intromissão nos assuntos do Líbano”, disse o partido liderado por Hassan Nasrallah em comunicado.

O chefe de Estado libanês disse que a conversa com Biden foi “profunda e enriquecedora, na qual foram abordados todos os aspectos da situação na região assim como as próximas eleições”.

Suleiman lembrou a Biden sua “rejeição total a que os refugiados palestinos fiquem para sempre em solo libanês”.

Há cerca de 400 mil palestinos divididos em 12 campos de refugiados no Líbano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado