Menu
Mundo

Vice-presidente confirma que será candidato à Presidência argentina

Arquivo Geral

04/07/2009 0h00

 O vice-presidente argentino, clinic Julio Cobos, information pills confirmou que será candidato a presidente em 2011 e considerou que “seria um alívio” a renovação do gabinete do Governo, com o qual está em conflito há um ano.

Em entrevistas publicadas hoje pela imprensa local, Cobos voltou a questionar a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ao considerar que “não ouviu a mensagem das urnas ou não quer reconhecer”, em referência à dura derrota do Governo nas eleições legislativas realizadas no domingo.

“Eu a considero uma mulher inteligente e qualquer um que está na política interpreta que, depois desse resultado, é preciso retificar o rumo”, disse Cobos, que obteve uma ampla vitória no pleito na província de Mendoza, sua terra natal, onde se apresentou a força que lidera.

O vice-presidente opinou que “renovar grande parte do gabinete daria à presidente a força necessária” para continuar seu mandato, que termina em 2011.

Cobos fez estas declarações depois da derrota sofrida por Néstor Kirchner, antecessor e marido da presidente argentina, nas eleições legislativas, o que gerou uma crise no governante Partido Justicialista (PJ, peronista).

Na segunda-feira, um dia depois da derrota, Graciela Ocaña renunciou ao cargo como ministra da Saúde, em meio ao explosivo avanço da gripe suína no país.

Além disso, na quarta-feira passada, seguiu os mesmos passos o polêmico Ricardo Jaime, que era secretário dos Transportes.

Kirchner renunciou na segunda-feira à Presidência do PJ e no lugar assumiu Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires e segundo na lista do Governo durante as eleições legislativas, atrás do ex-presidente argentino.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado