O ingresso da Venezuela fortalece o esgotado Mercosul, side effects price mas esse benefício pode se desgastar devido a uma excessiva politização na agenda de negociações do bloco, argumentou hoje a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No relatório de Perspectiva para o Comércio Exterior, a CNI ressaltou que, com o seu recente ingresso ao Mercosul, integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a Venezuela ganhou direitos de membro pleno no que se refere a negociações externas da união aduaneira.
Essa condição gera riscos "de uma politização excessiva na agenda de negociações internas e externas" do bloco "e de um aumento de tensões entre seus integrantes", acrescentou a CNI em nota.
O Mercosul, segundo indicou delegados do Brasil, que ocupam a presidência rotativa do bloco, se propôs a retomar negociações suspensas para um acordo comercial com a União Européia (UE), agora com a participação da Venezuela.
Os opositores ao ingresso da Venezuela ao bloco disseram que o país governado pelo presidente Hugo Chávez, um crítico constante dos Estados Unidos e estreito aliado de Cuba, usa os abundantes recursos financeiros, obtidos com os altos preços do petróleo, para aumentar sua influência política, principalmente na América do Sul.