Menu
Mundo

Variante da covid se espalhou em lar para idosos apesar de vacinação, diz estudo

Dezenas de casos, inclusive 22 entre residentes e pessoal vacinados com as duas doses, destacaram a importância de uma imunização ampla

Redação Jornal de Brasília

22/04/2021 6h40

Um trabalhador não vacinado, infectado com uma variante do coronavírus, provocou um surto em um lar para idosos onde quase todos os residentes haviam sido vacinados, segundo um estudo publicado na quarta-feira.

Dezenas de casos, inclusive 22 entre residentes e pessoal vacinados com as duas doses, destacaram a importância de uma imunização ampla e medidas preventivas, segundo o estudo publicado pelos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

Durante o surto, em março, em um lar para idosos no estado do Kentucky, foram identificados 46 caos e três residentes morreram, inclusive dois que não estavam vacinados, acrescentou.

A origem do surto foi rastreado e a origem foi um trabalhador que tinha sintomas e não foi vacinado. A variante foi a R.1, que “atualmente não está identificada como uma variante de preocupação ou interesse para os CDC”, indicou o estudo.

Embora os pesquisadores tenham constatado que o surto evidenciou o efeito da vacina na prevenção de sintomas entre os contagiados, também observaram suas limitações.

“Isto destaca a importância (…) de que todas as pessoas, inclusive as que se recuperaram da covid-19, se vacinem”, destacaram os autores do estudo.

“Uma ênfase permanente nas estratégias para prevenir a transmissão de doenças, inclusive entre as populações vacinadas, também é chave”, acrescentaram.

As descobertas, publicadas com outro estudo de um surto similar em um lar para idosos em Chicago, incluem os efeitos de misturar pessoas imunizadas e não imunizadas.

Embora 90% dos 83 residentes do lar para idosos do Kentucky tenham recebido as duas doses, só a metade dos 116 trabalhadores foram vacinados quando o surto foi detectado.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado