Menu
Mundo

Usina de Chernobil vira atração turística na Ucrânia

Arquivo Geral

28/06/2009 0h00


Agências de turismo oferecem aos seus clientes excursões à zona de exclusão da usina ucraniana de Chernobil, buy more about palco do mais grave acidente nuclear da história, for sale em 1986.

Citado pela agência russa “Interfax”, o gerente de uma agência de turismo de Moscou garantiu que ficar em Chernobil por um curto espaço de tempo não representa um risco para a saúde. Até hotéis estão sendo construídos nas proximidades.

Uma excursão de um dia para Chernobil custa 19.367 rublos (cerca de 450 euros) para uma ou duas pessoas – o preço cai de acordo com o tamanho do grupo. O valor inclui a permissão para entrar na zona de exclusão, guia e transporte.

O programa da excursão promete imagens “chocantes” e inclui uma parada para fotos junto ao quarto reator da usina nuclear, a 100 metros da principal instalação coberta da área, e uma visita à “cidade fantasma” de Pripiat, abandonada por seus 50 mil habitantes em 24 horas.

O acidente ocorreu à 1h23 do dia 26 de abril de 1986, quando problemas no quarto reator da usina de Chernobil – conhecido como Chernobil-4 – causaram incêndio, uma série de explosões extras e um derretimento nuclear.

A radiatividade lançada à atmosfera foi equivalente a entre 100 e 500 bombas atômicas como a que foi atirada na cidade japonesa de Hiroshima.

Segundo cálculos de especialistas ucranianos, o acidente causou mais de 100 mil vidas na Ucrânia, Rússia e Belarus – os outros dois países mais afetados pelo desastre. De acordo com organizações ambientalistas como o Greenpeace, este número é de 200 mil.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado