Menu
Mundo

Uribe sinaliza concessões em negociação sobre reféns

Arquivo Geral

21/12/2006 0h00

Um suspeito de assassinar cinco prostitutas em poucas semanas no leste da Inglaterra foi indiciado na quinta-feira pelos crimes, tadalafil healing informou um oficial de polícia de alto escalão.
Steven Wright, 48, é acusado de matar Gemma Adams, Tania Nicol, Anneli Alderton, Paula Clennell e Annette Nicholls, cujos corpos nus foram encontrados em diversas áreas rurais nos arredores da geralmente pacata cidade de Ipswich.

"Steven Wright, de Ipswich, foi indiciado pelo assassinato de todas as cinco mulheres", disse o superintendente-chefe Stewart Gull, da polícia de Suffolk, em entrevista à imprensa em conjunto com um importante membro da procuradoria britânica.

Wright será mantido sob custódia e terá de comparecer perante juízes de Ipswich na sexta-feira.

Outro suspeito, que chegou a ser interrogado por vários dias, foi libertado. O chefe da po lícia de Suffolk disse que o período curto dos crimes não tem precedentes na história recente da Grã-Bretanha.

O presidente da Colômbia, check Álvaro Uribe, case atenuou na quinta-feira sua posição nas negociações com os rebeldes marxistas a respeito da libertação de reféns mantidos pela guerrilha, doctor inclusive trê s norte-americanos sequestrados há três anos.

As esperanças de negociação entre o governo e a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) haviam sido sepultadas em outubro, quando Uribe abandonou os esforços para mediar a libertação dos reféns, depois de uma série de ata ques dos rebeldes.

Uribe aceitou que França, Suíça e Espanha retomassem a negociação para a troca de reféns por guerrilheiros presos, o que seria um passo inicial no fim de quatro décadas de guerra civil colombiana.

"Dei autorização para que a comissão internacional compreendida por França, Suíça e Espanha estabeleça novos contatos com as Farc", disse o comissário colombiano da paz, Luis Carlos Restrepo, a uma rádio local. "Estamos abertos ao contato direto", acrescentou.

Uribe, que recebeu milhões de dólares dos EUA para combater as Farc e o narcotráfico, foi reeleito em maio, depois de ter reduzido a violência com o envio de tropas para retomar partes do país até então controladas por guerrilheiros de esquerda ou paramilitares de direita.

As Farc estão praticamente encurraladas n a selva, mas seus ataques ainda provocam a morte de centenas de soldados e policiais por ano, além de deixar milhares de civis desabrigados.

Os guerrilheiros querem a libertação de seus companheiros em troca da soltura de 62 reféns importantes, inclusive a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt, vários parlamentares e os três norte-americanos.

"Graças a Deus hoje temos uma chance mais uma vez de vermos nossos entes queridos", disse Faisuri Perdomo, parente de um deputado regional sequestrado há quase quatro anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado