Menu
Mundo

Uribe acredita que Congresso aprovará referendo sobre reeleição

Arquivo Geral

31/07/2009 0h00

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, espera que o Congresso tome uma decisão rápida sobre a convocação de um referendo popular para saber se os eleitores concordam com uma segunda reeleição do líder.


“Eu acho que o Congresso nos próximos dias, horas, está favorável a tomar uma decisão sobre esse tema”, disse o líder em entrevista à revista “Ahora”, que estará nas bancas na próxima semana e cujos principais trechos foram divulgados hoje à Agência Efe.


O presidente reiterou que apoia a reeleição da “segurança democrática, da confiança investidora e da política social”, e acrescentou que é fundamental que a Colômbia “possa projetar essas três políticas no longo prazo”.


“Já o outro tema (referendo) dependerá do Congresso; nisso hoje estão envolvidos o Congresso, a Corte Constitucional e a população”, afirmou.


As duas Câmaras do Legislativo tentam harmonizar um texto para convocar um referendo sobre uma reforma à Constituição que permita a Uribe concorrer a um terceiro mandato.


O texto da consulta popular aprovado pelas duas Câmaras parlamentares diferem em seu conteúdo central: o do Senado procura autorizar a reeleição em 2010, enquanto o da Câmara de Deputados a estabelece para 2014.


“O que preocupa é que as manobras políticas afetem a vontade popular, que não deveria ser (…), mas frente a isso o presidente da República tem que ser paciente”, ressaltou.


E acrescentou que ainda mantém uma “encruzilhada na alma: por um lado, a preocupação de perpetuar o presidente e, por outro lado, a preocupação de não dar as costas às responsabilidades para com os cidadãos”.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado