Menu
Mundo

MP do Peru anuncia prisão de ex-presidente Pedro Castillo

“Há um cometimento de um fato em flagrante e [Castillo] está na qualidade de preso”, disse à imprensa Marita Barreto, coordenadora da equipe especial

Redação Jornal de Brasília

07/12/2022 20h47

JAVIER TORRES / AFP

O Ministério Público do Peru anunciou, nesta quarta-feira (7), a prisão do ex-presidente Pedro Castillo pelo crime de rebelião, depois de sua tentativa frustrada de dissolver o Parlamento.

“Há um cometimento de um fato em flagrante e [Castillo] está na qualidade de preso”, disse à imprensa Marita Barreto, coordenadora da equipe especial de procuradores contra a corrupção do poder.

Uma fonte do MP informou à AFP que Castillo é investigado pelo crime de “rebelião”.

“Discutiremos hoje (se houver elementos para uma prisão preventiva). A democracia deve ser respeitada”, destacou a procuradora Barreto, que participou da detenção.

“Procedeu-se conforme a lei, impôs-se um direito fundamental, que é ser processado ou investigado pela atribuição de um crime”, acrescentou.

No local, Castillo está acompanhado pelo ex-chefe de gabinete, Aníbal Torres, um de seus aliados mais próximos. A procuradora-geral do Peru, Patricia Benavides, participou da prisão.

O MP pode pedir à justiça que Castillo permaneça preso “preventivamente”, uma figura que também poderia afetar o ex-chefe de gabinete, disse Barreto.

O crime de rebelião prevê pena de 10 a 20 anos.

Após a tentativa de dissolução do Congresso, o Legislativo destituiu Castillo por “incapacidade moral” e empossou eu seu lugar a vice-presidente, Dina Boluarte, em uma enxurrada de acontecimentos dramáticos neste país que sofre de uma instabilidade política crônica.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado