Menu
Mundo

UE tenta acordo em torno de um texto sobre o Oriente Médio

Arquivo Geral

08/12/2009 0h00


Os ministros de Exteriores da União Europeia (UE) tentam hoje costurar um acordo em torno de um texto único sobre a situação no Oriente Médio, cuja minuta recebeu duras críticas do Governo israelense.

Em diversas reuniões prévias de altos funcionários, os 27 países não alcançaram um consenso em torno do documento, que procura apoiar os esforços dos Estados Unidos para um reatamento das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

A minuta pede a suspensão da construção de novos assentamentos israelenses na Cisjordânia, e entre os pontos em disputa figuram o respaldo a que Jerusalém Oriental seja a capital de um futuro Estado palestino independente.

O ministro francês de Exteriores, Bernard Koucher, assinalou de forma breve ao chegar à reunião que confia em que o acordo “será alcançado”.

Para o titular finlandês, Alexander Stubb, a proposta da Presidência sueca é “excelente” e a UE deve preservar dois elementos-chave: a interrução da construção de assentamentos e a manutenção do compromisso sobre Jerusalém.

O ministro português, Luis Amado, respaldou também o texto proposto pela Presidência, embora tenha reconhecido que há “várias sensibilidades” no Conselho.

No campo oposto, o responsável de Exteriores da Lituânia, Vygaudas Usackas, declarou que “vendo a reação do Governo israelense, acho que seria sensato” não aprovar o texto “neste momento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado