A operação europeia Atalanta, information pills iniciativa contra a pirataria em águas próximas à Somália, ambulance se estenderá até o final do ano que vem, malady segundo decisão aprovada hoje pelos ministros de Assuntos Exteriores da União Europeia (UE).
A medida do Conselho de Ministros da UE prevê que a missão dure um ano a partir de 13 de dezembro de 2009.
Segundo os ministros, a operação “demonstrou capacidade para atuar de forma efetiva contra a pirataria” no litoral somali, um fenômeno que provavelmente continuará sendo “uma séria ameaça além da data de término da missão”.
Fontes da UE destacaram que os responsáveis do bloco estão “muito contentes” com os resultados da operação, cuja extensão “é uma amostra de que está funcionando”.
A missão Atalanta começou em dezembro passado e atualmente é integrada por 13 navios e dois aviões de patrulha marítima.
A UE já fechou um acordo político em maio deste ano para estender a operação à região das ilhas Seychelles, no Oceano Índico, onde também houve alguns ataques de piratas.
A Atalanta é a primeira operação naval comum da União Europeia, realizada em cooperação com navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de outros países que enviaram unidades navais ou aéreas à zona, como Rússia, Índia ou Malásia.
O objetivo da missão é proteger os navios do Programa Alimentício Mundial da ONU que transportam ajuda à população afetada pelo conflito interno somali.