Menu
Mundo

UE destaca presença do Irã em reunião sobre Afeganistão

Arquivo Geral

31/03/2009 0h00

A União Europeia (UE) destacou hoje a importância da presença do Irã na conferência internacional sobre o Afeganistão, viagra dentro do objetivo de conseguir mais cooperação regional para estabilizar o território afegão.

“Os países vizinhos têm uma grande responsabilidade. Não há dúvida de que nunca haverá um Afeganistão estável sem uma região estável”, afirmou o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, ao chegar a esta conferência, em Haia.

Solana manifestou também sua confiança “em que o Irã tome uma posição responsável” e disse que espera desta reunião “um novo empurrão, não só para estabilizar o Afeganistão, mas toda a região”.

A comissária de Assuntos Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, considerou que a presença do Irã nesta conferência “é um primeiro passo muito positivo”, após a oferta de aproximação a Teerã feita recentemente pelo presidente americano, Barack Obama.

A presença na reunião de Haia “é a primeira resposta do Irã à mão estendida de Obama”, avaliou Ferrero-Waldner, que lembrou que as autoridades desse país sempre quiseram cooperar com Cabul na luta contra o narcotráfico, devido ao “enorme problema” causado pelas drogas procedentes de solo afegão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado