Analistas de 27 países comunitários continuarão negociando toda a noite para conseguir contribuições de todos os Estados-membros, conforme informaram fontes diplomáticas.
Vários países da UE seguem sem concretizar o número que poderiam contribuir de forma voluntária até que todos manifestem sua disposição a somar-se à iniciativa, enquanto outros insistem em esperar até amanhã para anunciar sua contribuição.
“Estamos trabalhando ainda para que os países europeus anunciem sua colaboração de forma voluntária. Vamos trabalhar toda a noite para reunir um número”, disse o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, após o primeiro dia de cúpula da UE.
A UE calcula que o financiamento internacional para esses três anos deveria ficar entre os 5 bilhões e 7 bilhões de euros anuais, com os quais poderiam ser atendidos os projetos mais urgentes para atenuar os efeitos da mudança climática nos países em desenvolvimento.
A discussão sobre a mudança climática e a cúpula realizada sobre esta questão em Copenhague ocorreu durante o jantar dos chefes de Estado e Governo da UE, que se estendeu por mais de uma hora.