Os ministros do Interior da União Europeia (UE) discutirão as advertências lançadas nas últimas horas pelas autoridades de Estados Unidos e Japão a seus cidadãos que viajarem à Europa sobre o risco de atentados terroristas no continente.
“Estamos em contato permanente com as autoridades americanas e vigiamos a situação”, explicou à Agência Efe um porta-voz da Comissão Europeia (órgão executivo da UE).
A comissária do Interior da UE, Cecilia Malmström, soube do alerta de atentados pela própria secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano.
Malmström e os ministros do Interior discutirão o assunto no conselho da UE em Luxemburgo na próxima quinta-feira, em um almoço que deve contar com um representante do Governo americano.
A UE e os EUA cooperam estreitamente na luta contra o terrorismo desde os atentados de 11 de setembro de 2001, com acordos como o de registro de dados de passageiros (PNR) e o de informação bancária de supostos terroristas (Swift).
O Departamento de Estado americano emitiu ontem uma advertência a seus cidadãos que viajem à Europa para que se mantenham em alerta em lugares públicos, por causa da possibilidade de um atentado no continente.
A advertência foi dada depois que as agências de inteligência ocidentais detectaram um suposto complô da rede Al Qaeda para realizar “atentados terroristas” contra cidades de Reino Unido, Alemanha e França.
A Embaixada dos Estados Unidos informou ao Ministério de Assuntos Exteriores espanhol sobre a advertência feita a seus cidadãos.
Nas últimas horas, o Governo do Japão também emitiu um alerta de viagem, recomendando aos cidadãos japoneses que fiquem atentos em lugares públicos da Europa diante do risco de atentados terroristas da Al Qaeda.