Menu
Mundo

UE autoriza compra da Schering-Plough pela Merck

Arquivo Geral

23/10/2009 0h00

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), aprovou hoje a compra da farmacêutica suíça Schering-Plough pelo laboratório americano Merck.

Após analisar a operação entre as duas companhias, as autoridades do bloco concluíram que o negócio não afetará “significativamente” a concorrência no espaço econômico europeu (a UE mais Noruega, Islândia e Liechtenstein) ou em uma parte significativa dele.

A Schering-Plough se dedica principalmente ao setor farmacêutico, mas também produz medicamentos para animais.

A Merck, que até agora era a principal concorrente do grupo suíço, desenvolve remédios e vacinas.

Para a Comissão Europeia, a compra de uma companhia pela outra não afetará a livre concorrência porque os produtos de ambas não são concorrentes diretos. Além disso, existe um “número suficiente” de laboratórios que continuarão oferecendo produtos alternativos no mercado.

A respeito dos produtos veterinários, as autoridades do bloco disseram que possíveis problemas foram evitados depois que a Merck vendeu à francesa Sanofi-Aventis 50% de sua participação na Merial, a terceira maior empresa do mundo em medicamentos para animais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado