Menu
Mundo

UE adotará <i>sem atrasos</i> as sanções da ONU contra a Coreia do Norte

Arquivo Geral

19/06/2009 0h00

Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) condenaram hoje as recentes testes nucleares da Coreia do Norte, page e asseguraram que estão dispostos a adotar “de maneira enérgica e sem atrasos” as sanções impostas pelas Nações Unidas.

“Estas violações das resoluções do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas representam uma grande ameaça para a paz e a estabilidade na península de Coreia e a segurança internacional”, asseguraram nas conclusões da cúpula de chefes de Estado e de Governo.

Assim, convidaram o Conselho e a Comissão Europeia a ultrapassar a resolução 1.874 da ONU, que reforça as sanções internacionais em relação à Coreia do Norte, seus líderes e entidades relacionadas.

“O Conselho Europeu insiste em particular na importância da implementação rápida e eficaz das medidas para a inspeção das cargas provenientes ou com destino à Coreia do Norte”, asseguram.

Pedem ao regime de Pyongyang que se abstenha de qualquer nova provocação.

O CS da ONU aprovou na sexta-feira passada sua Resolução 1.874, que condena as provas nuclear e de mísseis balísticos efetuadas no final de maio pelo regime norte-coreano.

Um dia depois, Pyongyang reagiu com o anúncio de sua intenção de fabricar mais bombas e reiniciar o processo de enriquecimento de urânio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado