Menu
Mundo

UE adia decisão sobre retomada de votação de acordo comercial com EUA, diz eurodeputado

Presidente do Comitê de Comércio afirma que não houve decisão sobre retomada do processo legislativo, em meio a tensões políticas envolvendo os Estados Unidos

Redação Jornal de Brasília

26/01/2026 14h28

Foto: Kenzo Tribouillard/ AFP

Foto: Kenzo Tribouillard/ AFP

O Parlamento Europeu ainda não tomou decisão sobre a retomada dos procedimentos legislativos ordinários para a votação do acordo comercial entre União Europeia (UE) e Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira o eurodeputado alemão Bernd Lange. Em publicação no X, Lange disse que “nenhuma decisão foi tomada hoje” e que caberá à equipe de negociação do Parlamento avaliar os próximos passos antes da reunião do Comitê de Comércio Internacional (INTA), marcada para 23 e 24 de fevereiro.

Segundo o parlamentar, que preside o INTA, a equipe negociadora voltará a se reunir na próxima quarta-feira, 4 de fevereiro, para “reavaliar a situação”.

A declaração sinaliza que o impasse em torno da ratificação do pacto segue sem solução imediata, após o Parlamento ter decidido congelar a votação por prazo indefinido.

O acordo UE-EUA está sob pressão desde as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envolvendo a Groenlândia, o que levou lideranças europeias a questionarem o ambiente político para avançar com a ratificação.

Nesse contexto, voltou ao debate a chamada “bazuca comercial” da União Europeia – o Instrumento Anticoerção -, um arcabouço criado em 2021 que permite ao bloco impor restrições comerciais e de investimento contra países que exerçam pressão indevida sobre Estados-membros.

Apesar das discussões, o uso do instrumento é visto como medida extrema e de ativação lenta, podendo levar meses para entrar em vigor. Enquanto isso, autoridades europeias reiteram que a prioridade segue sendo o diálogo e a avaliação política do acordo.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado