Menu
Mundo

Ucrânia registra aumento de radiação na usina nuclear Chernobyl, tomada pelos russos

“Não é crítico para Kiev por enquanto, mas estamos monitorando”, disse o Ministério do Interior ucraniano

FolhaPress

25/02/2022 13h57

FOTO: Reprodução/YouTube

A Ucrânia informou que um aumento no nível de radiação da usina nuclear de Chernobyl foi registrado nesta sexta-feira (25), um dia após o local ser tomado por tropas da Rússia. Especialistas não forneceram os níveis exatos de radiação, mas disseram que a mudança se deve ao movimento de equipamentos militares pesados na área, o que levantou a poeira radiativa.

“Não é crítico para Kiev por enquanto, mas estamos monitorando”, disse o Ministério do Interior ucraniano. Já o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento relatou que a infraestrutura da usina não foi danificada e que o trabalho de manutenção essencial está em andamento.

Foi na usina nuclear de Tchernóbil, na cidade de Pripiat, a cerca de 100 km da capital Kiev, que ocorreu o pior acidente da história, em 1986, quando a Ucrânia fazia parte da União Soviética -o país declarou independência anos depois, em 1991.

Cerca de 30 pessoas morreram no episódio, mas as consequências da radiação deixaram sequelas e vitimaram milhares de pessoas posteriormente. A tragédia virou tema de livros, séries e filmes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado