Menu
Mundo

Ucrânia recebeu só 30% dos projéteis de artilharia prometidos pela UE

Após dois anos de guerra, a Ucrânia enfrenta um desgaste e os conflitos internos de seus aliados prejudicaram seus suprimentos

Redação Jornal de Brasília

26/02/2024 15h26

(Photo by YURIY DYACHYSHYN / AFP)

A Ucrânia recebeu apenas 30% do um milhão de projéteis de artilharia que a União Europeia (UE) prometeu enviar ao país para ajudar suas tropas a lutar contra a invasão russa, afirmou nesta segunda-feira (26) o presidente, Volodimir Zelensky.

Após dois anos de guerra, a Ucrânia enfrenta um desgaste e os conflitos internos de seus aliados prejudicaram seus suprimentos. Seu Exército passa por uma escassez de artilharia para se defender na linha de frente.

“Do milhão de projéteis que a União Europeia nos prometeu, não chegaram nem 50%, lamentavelmente apenas 30% foram entregues”, declarou Zelensky em coletiva de imprensa em Kiev junto com o primeiro-ministro da Bulgária, Nikolai Denkov.

A UE se comprometeu no ano passado a fazer esse envio à Ucrânia até o fim de março de 2024, mas em janeiro reconheceu que só poderia entregar metade.

O governo ucraniano instou a UE este mês a entregar com urgência os recursos e, no fim de semana, vários líderes ucranianos lamentaram os atrasos na chegada de material militar ocidental e suas consequências.

A Ucrânia se retirou na semana passada de Avdiivka, uma posição do front oriental que defendeu por quatro meses de uma feroz ofensiva dos russos. Esse recuo representou uma importante vitória simbólica para Moscou.

Nesta segunda-feira, o Exército ucraniano anunciou sua retirada de Lastochkine, um povoado perto de Avdiivka.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado