Menu
Mundo

Ucrânia diz que receberá ‘entre 120 e 140’ tanques pesados ocidentais

É a primeira vez que Kiev informa o número de veículos blindados que espera receber de seus aliados ocidentais

Redação Jornal de Brasília

31/01/2023 12h16

Foto: AFP

A Ucrânia receberá “entre 120 e 140” tanques pesados ocidentais – disse o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira (31), poucos dias depois de os aliados de Kiev terem concordado em fornecer armas poderosas.

“As Forças Armadas ucranianas receberão entre 120 e 140 tanques modernos de modelos ocidentais”, afirmou o ministro em um vídeo no Facebook, citando o Leopard 2 de fabricação alemã, o Challenger 2 britânico e o Abrams americano. 

É a primeira vez que Kiev informa o número de veículos blindados que espera receber de seus aliados ocidentais. 

Vários países anunciaram, nos últimos dias, sua intenção de fornecer esses veículos para a Ucrânia rapidamente.

O Reino Unido quer enviar o Challenger até o final de março, e a Alemanha pretende entregar seu Leopard 2 no final de março, ou início de abril. Os Estados Unidos anunciaram, por sua vez, o envio de 31 Abrams. 

O processo de entrega pode demorar meses, segundo várias chancelarias, devido a possíveis reparos e trabalhos de manutenção. Também será necessário treinar os soldados ucranianos para estes modelos, ainda não usados por eles no terreno. 

A Ucrânia já recebeu tanques estrangeiros nos últimos meses, incluindo mais de 250 unidades T-72 soviéticas modernizadas da Polônia. Até agora, as potências ocidentais relutavam em enviar modelos mais avançados por medo de uma escalada no conflito.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado